Pulsão de 5.485 imagens coletadas a partir de tweets compartilhados entre 12h do dia 19 e 12h do dia 20 de junho.
No terceiro lugar do ranking está uma imagem, de uma conta que já foi suspensa, contendo uma “piada” de extremo mau gosto. O “humor” do tweet seria comparar a foto da pessoa a esquerda (uma mulher negra, a russa que foi assediada por torcedores brasileiros e a cantora drag queen Pablo Vittar), com uma imagem de uma comida que representaria sua genitália. É necessário dizer que esta “piada” é extremamente racista, machista e transfóbica. É machista, por reduzir a mulher a seu órgão genital e por compara-lo a um alimento. É racista, devido ao contexto do caso de assédio a torcedora russa, em que os homens celebravam que a cor da genitália da torcedora refletiria o tom claro de sua pele, rebaixando as mulheres negras por tabela. E é transfóbica por ter como o ápice do humor da piada colocar uma comida fálica para retratar a genitália da drag queen, o que , embora a cantora não se identifique como mulher, é uma forma de afirmar por comparação que ela não é uma mulher de verdade.Ainda sobre as polêmicas vistas na rede nos últimos dias, em décimo primeiro lugar no ranking, um vídeo de um quadro que passou no programa Zorra Total, em que a comediante Dani Calabresa interpreta a russa que sofreu assédio pelos torcedores brasileiros numa paródia do evento. Na paródia a comediante canta junto da torcida igual ao vídeo original, porém ao invés de repetirem a frase de assédio os torcedores gritam incentivados dessa vez pela “russa”: “Sou bem machista! Sou bem babaca!”. O número de compartilhamentos no momento do fim da coleta estava em 311, embora o tweet depois tenha viralizado e este número tenha subido para mais de 24 mil em uma semana.
Além dos tweets sobre a seleção do Senegal e desse caso polêmico que ocorreu na Rússia, temos vários tweets futebolísticos como de costume. Em quarto e quinto lugar, dois tweets do perfil do Vasco, um antes e outro depois do jogo disputado por Portugal, primeiro ansiosos pelo jogo e depois felizes com o resultado de 1×0, estes tweets possuem fotos de Cristiano Ronaldo anexados a eles, o favorito da seleção portuguesa que tem se destacado no campeonato.
O site Esporte Interativo foi responsável pelos tweets em posição de sexto a oitavo lugar no ranking: em sexto, uma montagem com as pirâmides do Egito pichada com dizeres como: “queremos jogador”, “acabou a paz” e “raça”. O texto do tweet que acompanha a imagem faz graça dizendo: “Imagens EXCLUSIVAS do Egito depois da derrota por 3 a 1 contra a Rússia!”, o que explicaria a revolta que motivou as pichações, seguido de emojis de risada e a hashtag #Copa2018. Em sétimo lugar um vídeo de torcedores brasileiros cantando um grito de torcida em que dizem:“Mil gols(x4) // Só Pelé, só Pelé // Maradona cheirador” na frente de uma torcida argentina. O tweet também diz “A torcida brasileira já tomou conta da Rússia! Não tem jeito #Copa2018” legendando o vídeo acima com emojis de risada. Em oitavo lugar, uma foto já postada antes pela página, uma montagem da seleção portuguesa com todas as cabeças dos jogadores substituídas pelas de Cristiano Ronaldo, e a legenda: “4 gols de Portugal na #Copa2018 4 gols de Cristiano Ronaldo, Segue tudo normal…”.
Em nono lugar, um tweet da página Convocação Tricolor dizendo “Tricolor em toda terra…” trecho da música de autoria da “Legião Tricolor”, junto de duas fotos mostrando uma bandeira em homenagem ao time carioca dentro e fora do programa Globo Esporte.
Por último, em décimo lugar, mais um dos tweets do perfil oficial da Copa do Mundo em português elegendo um jogador de destaque numa partida. Desta vez vemos que Cristiano Ronaldo recebeu o título por se destacar no jogo entre Portugal e Marrocos. Os usuários que mais postaram tweets com a hashtag #Copa2018 foram os perfis: @CentralFoxBR, @Esp_Interativo, @larepublica_uy, @SuperesportesMG e @goleada_info.