Processo de categorização das imagens


Com a intensificação das narrativas-monstro (narrativas que são criadas pela multidão como forma de mostrar suas ideias e discursos) produzidas através das redes online, a quantidade de imagens que são geradas e que circulam nos meios midiáticos é muito grande.

Nossa pesquisa começa com o intuito de estudar essa grande quantidade de imagens. Para isso as extraímos, produzimos suas visualizações e as analisamos. Assim, conseguimos identificar as imagens mais postadas e compartilhadas entre as publicações, as relações que elas estabelecem e como elas são capazes de conduzir a narrativa do contexto em que estão inseridas.

Como parte do processo de análise, categorizamos as imagens de um dataset. A categorização se faz importante como maneira de organizar as informações das imagens e como uma forma de recuperar essas informações, através de buscas com os termos das categorias. Além de podermos analisar todas as imagens de um dataset, como um todo, podemos analisar as imagens de uma determinada categoria e ver quais as suas semelhanças e disparidades além de observar os padrões dessas imagens categorizadas.

Inicialmente, a categorização que fazíamos no Labic era totalmente manual. Criávamos uma tabela no Excel com o nome da imagem e a categoria em que ela estava inserida. Um trabalho simples, porém, demorado. Com o aumento das imagens coletadas, essa opção se tornou inviável. Assim, começamos a utilizar o software MatLab. Através de um script criado para a pesquisa, as categorias selecionadas foram inseridas ao software, cada uma com uma letra correspondente. Ao clicar essa letra e a tecla “enter”, a categoria é inserida automaticamente à tabela do Excel criada pelo programa. Não deixa de ser um processo manual, porém, muito mais ágil que o anterior.MatLab

Compartilhe

Comentários