Análise mostra atores predominantes na discussão sobre desastre climático no Rio Grande do Sul (06/5)
7 de maio de 2024
por Luara Gagliardi
Diante do desastre das fortes chuvas que deixaram milhares de desabrigados no RS nos últimos dias, fizemos um levantamento sobre quem -e o quê- está sendo conversado no Facebook a respeito do da tragédia climática no Rio Grande do Sul.
O grafo abaixo apresenta os atores com maior número de seguidores que compartilharam conteúdo sobre o tema no Facebook. É possível perceber que os usuários com maior relevância são: a marca de sapato Vans, a Tv Globo, a Record, o Programa Pânico e a RedeTV!. Com exceção da Vans e do perfil da Sabrina Sato, todos os outros canais são de produção de conteúdo jornalístico ou de entretenimento. Esta é uma indicação de que, em momentos de desastre, a predominância da discussão é movimentada por veículos midiáticos e sua divulgação dos fatos em tempo quase real.
A lista completa, em ordem das páginas com maior número de seguidores, é:
- Vans
- TV globo
- Record
- Programa Pânico
- Rede TV!
- gshow
- Cidade Alerta
- O Segredo
- E! NOW Brasil
- Sabrina Sato.
1. A página da marca de tênis VANS aparece no grafo devido a uma postagem de solidariedade ao que aconteceu no RS. Na postagem, eles mencionam o ocorrido, declaram sentir muito e divulgam algumas das opções para ajudar nos atingidos. Seu destaque no grafo é devido ao número de seguidores (19.289.929).
2. A página da TV globo, em segundo lugar no ranking de atores com mais seguidores, fez diversas postagens retratando como está a realidade dos atingidos pelas chuvas e um falando sobre uma senhora que se voluntariou para ajudar os desabrigados. A página tem 17.655.139 seguidores.
3. A Record (16.753.633 seguidores), assim como a TV Globo, concentrou suas postagens em torno da cobertura do ocorrido, dando destaque à tragédia, ao desamparo das vítimas, ao heroísmo dos resgates, entre outros aspectos emotivos do desastre.
4. O Programa Pânico (12.847.072 seguidores) também manteve-se fazendo atualizações da situação do estado, mas fez uma maior cobertura das campanhas de arrecadação feitas para ajudar o estado, inclusive duas postagens sobre a ajuda que o empresário Luciano Hang estaria oferecendo à cidade.
5. A Rede TV! (12.792.911 seguidores) continuou a cobertura midiática, também postando atualizações sobre o que estava acontecendo no Rio Grande do Sul. Assim como o programa pânico, a Rede TV! tambem divulgou os atos de ajuda enviados para o RS, mas, aqui, falou sobre doações feitas pela PETROBRAS e por Madonna e Anitta, e tambem fala sobre a cadela que a primeira ministra Janja adotou no estado.
6. A aparição do gshow (12.274.396 seguidores) no grafo é decorrente da publicação de uma matéria que tem como conteúdo a aparição da jornalista Patrícia Poeta para a cobertura do desastre no sul do país. A apresentadora apresenta naturalidade no Rio Grande do Sul e segundo a matéria ela viajou 7 horas de carro para ajudar seus conterrâneos.
7. O Cidade Alerta é um canal de notícias que apresenta 11.961.422 seguidores no Facebook. Seu post de maior relevância, que garantiu sua aparição no grafo, foi o vídeo de um repórter acompanhando o resgate de animais em áreas alagadas no Rio Grande do Sul.
8. A página de notícias “O Segredo” obteve destaque no grafo por compartilhar uma matéria de seu site sobre a doação do cantor Gusttavo Lima. Segundo a matéria, o cantor destinará todo seu cachê para as vítimas das chuvas no RS. O canal de notícias apresenta um número de 11.768.029 seguidores.
9. O canal de notícias de entretenimento “E! NOW Brasil” publicou uma matéria sobre a doação milionária da cantora Madonna, que realizou um show em Copacabana no último sábado (04). A notícia foi divulgada pela Coluna Erlan Bastos EM OFF e contava com a descrição sobre a doação de R$10 milhões. O E! NOW Brasil possui 10.855.700 seguidores no Facebook.
10. A artista Sabrina Sato realizou uma publicação contendo informações sobre as doações, como por exemplo, o que doar (água, alimento, roupas, colchões, entre outros), onde estão localizados os centros de coleta e a chave PIX para doações destacando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Sabrina Sato possui 10.121.472 seguidores no Facebook.
O grafo acima apresenta a relação entre hashtags e a quantidade de menções que ela obteve no dia da coleta (06). É possível perceber que a hashtag ‘riograndedosul’ está em destaque pois engloba todo o estado onde ocorreu a calamidade ambiental. Outras hashtags em evidência são ‘solidariedade’, ‘noticias’, ‘sosriograndedosul’ e ‘chuvas’ representando um destaque ao compartilhamento de notícias informativas e de doação para ajudar as famílias afetadas pelo desastre. A hashtag ‘mr15anos’ diz respeito a um blog de notícias com 239 mil seguidores que publicou a previsão do tempo nos próximos dias de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As hashtags mais compartilhadas foram:
- riograndedosul (761 menções)
- solidariedade (210 menções)
- noticias (161 menções)
- sosriograndedosul (150 menções)
- chuvas (141 menções)
- mr15anos (100 menções)
- enchente (93 menções)
- ajudars (77 menções)
- enchentes (73 menções)
- portoalegre (71 menções)
Comentários