Solidariedade no Rio Grande do Sul: fluxo de campanhas de doação no Facebook continua dominando as interações


Os desdobramentos das chuvas responsáveis pela tragédia vivida pela população gaúcha têm tido forte impacto na conversação pública no Facebook. A última quinta-feira (9) foi de atenção às informações sobre os locais atingidos pelas enchentes, sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul e sobre a previsão de avanço das chuvas para Santa Catarina. Além disso, a preocupação com as pessoas atingidas pelas inundações continua alimentando redes de solidariedade e campanhas de doação.

Ao coletar termos ligados à situação calamitosa do Rio Grande do Sul, o Quarto Diagnóstico Diário de Detecção de Narrativas Climáticas observou a existência de quase 24 mil postagens no Facebook, que geraram cerca de 3 milhões de interações. Uma visão ampla dos diferentes grupos narrativos presentes na plataforma é dada pela rede de palavras abaixo (Figura 1):

Figura 1 – Rede semântica do Facebook do dia 9 de maio

Podemos observar que a conversação do Facebook possui a predominância de dois tipos de conjuntos lexicais: o primeiro ligado a campanhas de doação (cluster bege) e a redes de solidariedade (cluster verde); e o segundo relacionado à cobertura noticiosa dos acontecimentos. Esse segundo grupo, divide em três: informações sobre o avanço das chuvas para Santa Catarina (cluster marrom); relatos sobre as situações dos locais atingidos (cluster azul claro) e sobre resgates (cluster rosa); e discussões sobre a atuação do poder público no atendimento da população atingida e seu papel na reconstrução dos locais afetados (cluster terra).

Ao analisarmos com mais cuidado os termos presentes nesses clusters, podemos ter uma visão mais aprofundada dos tópicos sobre a crise atravessada pelo Rio Grande do Sul que mobilizaram a atenção do público na plataforma. Vejamos em detalhes alguns desses conjuntos lexicais para compreendermos as narrativas do dia 9 de maio no Facebook. A seguir você encontrará uma análise de cada agrupamento do grafo (Figura 1) que foi retirado e passou por um processo de reclusterização que permite o agrupamento mais específico de palavras que apresentam conexões de conteúdo.

Reclusterização do cluster ocre encontrado na Figura 1

Neste cluster é possível observar o surgimento de 5 agrupamentos de palavras. O primeiro deles, localizado na lateral esquerda da imagem, representa termos relacionados às notícias que estão sendo divulgadas e ações que estão sendo realizadas para prestar auxílio diante das enchentes causadas pelas fortes chuvas. Dentre os termos desta primeira narrativa temos “tragedia”, “noticias”, “acoes”, “populacao”, “auxilio”, “trabalho”, “climatica” e “emergencia”. Em seguida temos a presença do agrupamento menor localizado no canto inferior direito da imagem que diz respeito ao medo dos consumidores no aumento do preço do arroz visto que o Rio Grande do Sul é um grande produtor de do produto no Brasil. Palavras presentes neste agrupamento que categorizam esta narrativa são ‘arroz’, ‘abastecimento’, ‘producoes’ e ‘milhoes’. Os outros clusters menores continuam mantendo a dinâmica de termos comuns aos acontecimentos como ‘recursos’, ‘lula’, ‘familia’, ‘publica’, ‘calamidade’ e ‘medidas’. Como exemplos das narrativas deste cluster podemos ver as seguintes postagens:

 Reclusterização do cluster azul encontrado na Figura 1

O cluster azul apresenta um conjunto de termos que indicam um alerta para os próximos dias no Rio Grande do Sul que também será marcado por grande intensidade de chuvas. Os termos ‘chuva’, ‘norte’, ‘alerta’, ‘frente’, ‘risco’ e ‘previsao’ indicam que a previsão para o norte do estado é preocupante e merece atenção preventiva. Além disso é possível notar também a presença de termos que demonstram a narrativa noticiosa dos acontecimentos, referindo-se principalmente às atividades de resgate das vítimas pela Defesa Civil. Alguns exemplos de palavras são ‘defesa’, ‘civil’, ‘afetadas’, ‘desaparecidos’, ‘mortes’ e ‘residencias’. Veja alguns posts que representam o conteúdo deste cluster:

 Reclusterização do cluster bege encontrado na Figura 1

Neste cluster, a predominância é de vocábulos que tratam das necessidades dos refugiados climáticos do RS. No maior aglomerado, há a concentração de termos de assistência, como  “arrecadação”, “assistencia”, “campanha”, “recebendo”, “necessidade”, “arrecadando”, “fundo” e “social”. Já em outro aglomerado, percebe-se a descrição do tipo de ajuda necessário em termos como “material”, “roupas”, “ração”, “calçados”, “perecíveis”, “cama” e “kits”. O terceiro aglomerado trata das questões logísticas de organização da ajuda, como pode ser percebido em termos como “bairro”, “avenida”, “centro”, “vila”, “sábado”, “horário” e “endereço”. Como exemplos das mensagens deste cluster, podemos ver:

 Reclusterização do cluster verde encontrado na Figura 1

No cluster verde, a maioria das palavras da primeira aglomeração trata da necessidade de ajudar as vítimas da enchente, como pode ser percebido na própria palavra “vítima”, entre “iniciativa”, “contribuir”, “ajuda”, “auxiliar”, “doar”, “ação”, “solidariedade”, “contribuir” e “doação”. Já a segunda aglomeração trata de valores abstratos relacionados à ajuda às vítimas do RS, como por exemplo “esperança”, “vida”, “forças”, “amigos”, “deus”, “contamos”, “narcisista” e “historia”. Por último, a terceira aglomeração é mais prática, trazendo termos diretos de organização logística, como “pix”, “chave”, “conta”, “cnpj”, “dinheiro”, “banco” e “associação”. Exemplos de posts que fazem parte deste cluster são:

FOLLOWERS AT POSTING

Figura 2 – Grafo da relação entre atores (em destaque) e hashtags envolvidos na conversação no Facebook

O grafo acima mostra os atores envolvidos no debate sobre as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. O tamanho e destaque de nós é ordenado pelas páginas que têm mais seguidores. Abaixo, podemos visualizar os clusters mais relevantes do grafo.

No cluster rosa, destacam-se algumas empresas e representações governamentais. Como exemplo dos primeiros, temos “GNT”, “VTV”, “Tudo Gostoso”, “Tintas Coral”, “Max Premium Especial” e “Localiza”. Também chamam atenção no cluster os nós do “Padre Ezequiel Dal Pozzo” e da “Força aérea brasileira”. No centro do cluster, a hashtag que uniu todos os nós foi “solidariedade”. No canto superior, onde aparece o nó do “PT – Partido dos trabalhadores” e da “Gleisi Hoffmann”, o nó, menor, que representou a hashtag que agrupou os nós dos atores foi “doações”.

O cluster verde apresenta majoritariamente atores que são veículos de notícias como por exemplo o “Uol Notícias”, “Sportv”, “O Segredo”, “Splash UOL”, “TV Jornal Interior”, “UOL”, “TV Jornal“ e “Portal do Holanda”. Todos esses veículos tiveram predominância do uso da hashtag ‘riograndedosul’, ‘enchentes’, ‘chuvas’, ‘resgate’ e ’cavalo’ isso porque no dia da coleta houve o resgate do cavalo chamada Caramelo que estava ilhada no telhado de uma casa por causa das enchentes.

No cluster azul, a hashtag “sosriograndedosul” agrupa os nós referentes aos atores que o utilizaram. Os de mais destaque são as “Americanas”, o “SBT”, “São Paulo FC”, “E! NOW Brasil” e “Mais Novela”; nós menores, correspondentes a páginas com menos seguidores,  também utilizaram a hashtag e se agrupam, sendo alguns deles “Danone”, “Unimed”, “Bombril” e “Jequiti Cosméticos”.

Por fim temos o cluster laranja que é marcado por atores do âmbito religioso como “Nossa Senhora cuida de mim”, “Bispo Edir Macedo” e “TV Evangelizar”, temos também a presença notável da marca de cosméticos “Sephora” e outras marcas do mesmo setor como “Glamour Brasil” e “Carmen Steffens”. A hashtag em comum entre estes atores são ‘sosrs’, ‘ajudars’, ‘enchente’ e ‘papafrancisco’, esta última tag diz respeito a doação feita pelo Papa Francisco no valor de 100 mil euros.

ANÁLISE DOS ATORES

    1. O canal de notícias de entretenimento Multishow (25.636.147 seguidores) utilizou o gancho da solidariedade e de arrecadação de doações para os atingidos pelas enchentes no RS para anunciar a reprise do show da Madonna e divulgar o festival do cantor Luan Santana. O foco desta publicação foi desviado visto que, apesar de enfatizar que serão arrecadados fundos para as vítimas, não foi compartilhado nenhuma chave PIX ou outra forma de contribuição apenas a presença no show.
    1.  
    1. A marca de cosméticos Sephora (19.705.763 seguidores) realizou uma postagem em formato de carrossel contendo todas as informações para a campanha de doação destinadas às famílias do Rio Grande do Sul. A marca também destacou os pontos de coleta em suas lojas, o que está sendo aceito em doações e as chaves PIX para quem deseja ajudar financeiramente.
    1. A emissora de televisão TV Globo (17.658.637 seguidores) realizou duas publicações utilizando o recurso audiovisual para dar foco à notícia. O primeiro post refere-se ao voluntariado de médicos e principalmente da Ex-BBB e médica Thelma Assis e o segundo é a cobertura do resgate do cavalo Caramelo que ocorreu na manhã de ontem (09) em Canoas/RS.
    1. O canal de receitas Tastemade Brasil (17.032.878 seguidores) realizou uma única postagem no dia 09 contendo um carrossel de imagens que explicam a importância da doação de água potável para a população do RS a partir da campanha “Água é vida. Doe vida.”
    1. A RECORD ( 16.756.692 seguidores) postou um vídeo resumindo o acontecimento no RS, veiculando um link para doações. A Record também anunciou a criação de um hospital veterinário de campanha patrocinado por São Paulo.
 
    1. O portal R7 (13.568.470 seguidores) postou inúmeras matérias que explicam algum aspecto do desastre, trazem histórias de pesoas e animais atingidos pelas chuvas e exemplos de pessoas que estão ajudando no enfrentamento às enchentes.
    1. O SBT (13.047.928 seguidores) fez uma postagem indicando como e onde doar para as vítimas do RS.
    1. O Gshow (12.279.388 seguidores) publicou uma notícia sobre o resgate do cavalo caramelo que ganhou a simpatia de todo o país quando foi filmado em cima de um telhado.
    1. O Cidade Alerta (11.961.394 seguidores) também noticiou a criação de um hospital veterinário de campanha no RS.
    1.  O Segredo (11.769.715 seguidores) postou uma notícia sobre uma suposta fala polêmica do vencedor do BB24 Davi Brito, que viajou até o RS para ajudar os atingidos, e também a notícia de que os famosos estariam comemorando o resgate do cavalo caramelo.
    1. A Americanas (11.335.434 seguidores) fez um post  campanha de doação e especificando como e onde as pessoas podem participar da campanha, acrescendo as suas às doações.
    1. O clube esportivo de futebol SC Corinthians Paulista (11.179.606 seguidores) realizou duas publicações contendo apelos de solidariedade para as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

13. O canal de notícias de entretenimento E! NOW Brasil (10847284 seguidores) postou atualizações sobre ação de famosos diante da tragédia. É compartilhado o vídeo da influenciadora digital Camila Pudim que criou uma trend de maquiagem para arrecadar doações e prestar apoio ao RS. Em seguida temos a matéria que mostra alguns famosos que estão ajudando neste momento de crise, dentre eles estão as cantoras norte americanas Beyoncé e Katy Perry, o cantor sul coreano Sung Hoon e o ator da série televisiva “Todo mundo odeia o Chirs” Vicent Martella.

14. O canal de notícias esportivas UOL Esporte (10113367 seguidores) realizou 8 postagens, todas contendo notícias e atualizações sobre a situação no Sul do Brasil. Como é um veículo direcionado ao esporte a temática das matérias é centrada nisso logo podemos ver portagens sobre adiamento de jogos devido aos alagamentos nos campos e estádios além do pedido do clube de futebol Santos na liberação do estádio para arrecadar fundos para o Rio Grande do Sul.

15. A loja de departamento Havan (9.632.251 seguidores) realizou duas postagens sendo uma referente ao valor de R$2 milhões arrecadados em 6 dias e a segunda é uma nota de esclarecimento alertando aos consumidores sobre um golpe que está sendo executado com o nome da empresa. A Havan garante que não está realizando promoções ou recebendo quantias em PIX para destinar ao Rio GRande do Sul.

POSTS COM MAIOR INTERAÇÃO

    1.  

    1.  

HASHTAGS

O grafo acima apresenta a relação entre hashtags e a quantidade de menções que ela obteve no dia da coleta (9). As hashtags ‘riograndedosul’, ‘solidariedade’ e ‘sosriograndedosul’ estão na mesma posição do ranking desde o início das análises no dia 07. É possível observar que a localidade e o desejo em prestar auxílio às vítimas das enchentes são os maiores focos no momento.

    1. riograndedosul | hashtag mencionada 2025 vezes
    1. solidariedade | hashtag mencionada 760 vezes
    1. sosriograndedosul | hashtag mencionada 574 vezes
    1. noticias | hashtag mencionada 412 vezes
    1. votorantim | hashtag mencionada 329 vezes
    1. sosrs | hashtag mencionada 311 vezes
    1. votorantimeregiao | hashtag mencionada 288 vezes
    1. ajudars | hashtag mencionada 287 vezes
    1. brasil | hashtag mencionada 258 vezes
    1. enchentes | hashtag mencionada 257 vezes
    1. chuvas | hashtag mencionada 244 vezes
    1. enchente | hashtag mencionada 222 vezes
    1. doacoes | hashtag mencionada 219 vezes
    1. doacao | hashtag mencionada 205 vezes
    1. portoalegre | hashtag mencionada 158 vezes

Compartilhe

Comentários