Animais atingidos pelas enchentes no Sul e baixa do lago Guaíba são pautas do último final de semana no Facebook

20 de maio de 2024

por Isadora Gonçalves Eleutério Dias Araújo


Nas 17.387 publicações feitas no Facebook sobre o Rio Grande do Sul, foram recorrentes postagens que compartilharam resgates de animais e expressaram preocupação com os bichos deixados para trás após as enchentes no estado. Além de divulgar campanhas de doação, os posts informaram sobre a tragédia na loja do pet shop Cobasi, em Porto Alegre, que confirmou, no dia 17, a morte de todos os animais durante um alagamento.

A baixa do lago Guaíba no último fim de semana também se destacou na conversação sobre as enchentes. Após alcançar a marca de 5,33 metros na semana do dia 5 de maio, o nível de água do lago começou a cair após a diminuição das chuvas no Rio Grande do Sul.

Esses e outros temas foram analisados pelo 10° Diagnóstico Diário de Detecção de Narrativas Climáticas do LABIC.

Rede semântica 

O grafo abaixo apresenta os termos mais citados nas narrativas publicadas no Facebook nos dias 17, 18 e 19 de maio sobre o desastre climático no Sul do país.

Figura 1 – Rede semântica do Facebook nos dias 17, 18 e 19 de maio

O grafo de palavras evidencia a persistência de narrativas que compartilham campanhas de doação e discutem as medidas governamentais para auxiliar as vítimas da tragédia (cluster magenta e azul, respectivamente). Contudo, percebe-se a repercussão de outros três temas específicos que são frutos de desdobramentos da tragédia no Sul do país; 1) a baixa do nível do lago Guaíba em Porto Alegre e previsões de chuva para os outros dois estados do Sul (cluster roxo); 2) o envio de bombas para drenar as águas em Porto Alegre e em Canoas (cluster laranja) e 3) a notícia de que Porto Alegre receberá um dos jogos da Copa Mundial Feminina de Futebol, disputada pela primeira vez no Brasil (cluster verde).

Abaixo você encontrará análise de cada agrupamento semântico. Para que fosse possível uma análise mais minuciosa, alguns clusters passaram por um processo de segmentação, que permite o agrupamento mais específico de temáticas que se relacionam dentro de cada um deles. 

Reclusterização do cluster magenta encontrado na Figura 1

O cluster magenta apresenta um conjunto de publicações que caracterizam sua temática donativa e voluntária. Aqui as palavras se agrupam levando em consideração as inúmeras campanhas de arrecadação de doações e atos de solidariedade para a população gaúcha. Os termos ‘solidariedade’, ‘familias’, ‘atingidas’, ‘tragedia’, ‘campanha’, ‘doacoes’, ‘alimentos’, ‘donativos’, ‘toneladas’, ‘abrigos’, ‘vitimas’, ‘voluntarios’ e ‘animais’ apontam a necessidade urgente da continuidade das ações solidárias destinadas às pessoas e aos animais afetados pelas enchentes no RS. 

Confira abaixo exemplo de publicações que representam a narrativa: 

Reclusterização do cluster roxo encontrado na Figura 1

A baixa do nível do lago Guaíba localizado em Porto Alegre e alertas para chuvas no último final de semana em Santa Catarina e Paraná foram destaque do cluster roxo. A frente fria que estava sendo anunciada desde a semana passada proporcionou chuvas intensas e tempestade  aos estados da região sul do Brasil. Desta vez a região central de Santa Catarina foi marcada por alagamentos e inundações. A previsão para esta semana é o desenvolvimento de uma nova precipitação em todos os estados gaúchos dando uma frente fria para o próximo final de semana. Termos como ‘chuva’, ‘previsao’, ‘alerta’, ‘frente’, ‘parana’, ‘santa’, ‘catarina’, ‘domingo’ e ‘semana’ indicam esta narrativa. Uma outra conversação aparece neste cluster, também, fazendo menção ao grande volume de notícias sobre desdobramentos da tragédia como o resgate de pessoas, descoberta de corpos, novas inundações e o trabalho da Defesa Civil. É possível visualizar esta narrativa analisando os agrupamentos de palavras superiores com os termos ‘civil’, ‘defesa’, ‘situacao’, ‘areas’, ‘bombeiros’, ‘resgate’ e ‘equipes’. Importante destacar que já são 157 o número de mortos, 88 desaparecidos, 581 mil pessoas desalojadas e 76 mil estão em abrigos

Confira abaixo exemplo de publicações que representam a narrativa: 




Reclusterização do cluster azul encontrado na Figura 1

Diversas ações que tem como objetivo a reconstrução dos municípios e população gaúcha estão sendo tomadas pelo Governo Federal e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O cluster acima notifica o volume de publicações que têm como temática tais medidas de auxílio à comunidade como o Auxílio Reconstrução anunciado pelo Presidente da República na última quarta-feira (15) que beneficia quem foi diretamente atingido pelas enchentes com um valor de R$5,1 mil via PIX com auxílio da Caixa Econômica. Termos como ‘federal’, ‘conta’, ministerio’, ‘programa’, ‘familia’, ‘gauchos’, ‘presidente’, ‘lula’ e ‘medidas’ comprovam esta narrativa.  Além disso, o agrupamento de palavras do canto direito apresenta narrativa direcionada às notícias de reconstrução como por exemplo a criação da Secretaria da Reconstrução pelo Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. As palavras ‘reconstrucao’, ‘secretaria’, ‘eduardo’, ‘leite’, ‘governador’, ‘fundo’ e ‘acoes’ apontam esta conversação. 

Confira abaixo exemplo de publicações que representam a narrativa: 



Reclusterização do cluster laranja encontrado na Figura 1

O léxico presente no cluster laranja expressa o caráter noticioso e digital do agrupamento. Termos como “leia”, “abaixo”, “saiba” e  “noticias” são frequentemente utilizados por portais de notícia que desejam estimular a participação do leitor nas notícias sobre o Rio Grande do Sul. 

Os termos “porto”, “alegre” e “canoas”, fazem referência às notícias sobre a ação de macrodrenagem no Rio Grande do Sul promovida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, SABESP. A empresa disponibilizou bombas de drenagem que foram levadas pelo Exército Brasileiro até Porto Alegre e Canoas.

Confira abaixo exemplo de publicações que representam a narrativa: 




Cluster verde encontrado na Figura 1

A principal temática do cluster verde é a notícia de que o Brasil irá sediar a Copa Mundial Feminina de Futebol, será a primeira vez na história que o evento ocorrerá na América do Sul. A notícia repercutiu nas redes após a jogadora Marta ter prestado solidariedade ao Rio Grande do Sul e pedido à CBF que o primeiro jogo da competição no Brasil seja em Porto Alegre. 

Além disso, o cluster também apresenta narrativas ligadas à esfera religiosa. Isso é evidenciado pelos termos “deus” e  “amor”. A maior parte das publicações de tal cunho comemoram resgates e se solidarizam com vítimas do desastre. 

Confira abaixo exemplo de publicações que representam a narrativa: 




Rede de Atores

O grafo abaixo mostra a relação entre atores e hashtags envolvidos na conversação no Facebook.

Confira análise detalhada de alguns agrupamentos de perfis:

Cluster 1

AtoresHashtags utilizadas pelos atores 
Resgates de animais foram o principal foco do cluster azul. Apresentando atores ligados à proteção de animais como “Direitos dos Animais”, “ONG Paraíso dos Focinhos” e “Clube dos Vira-Latas”, o agrupamento reuniu publicações sobre resgates de animais que ficaram para trás em meio às enchentes no Sul do país. As hashtags “serragaucha” e “bentogoncalves” refletem as operações de resgate na região serrana do Rio Grande do Sul no último final de semana. Um dos destaques do cluster é a tragédia que ocorreu em uma das lojas da rede Cobasi. O pet shop localizado no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre confirmou a morte de todos os animais que estavam na loja durante o alagamento.




Cluster 2

AtoresHashtags utilizadas pelos atores 
A hashtag “riograndedosul” agrupou atores midiáticos que compartilharam diversas atualizações das enchentes no Sul. Com a presença de portais de notícia e atores ligados ao esporte, o cluster verde reúne diferentes narrativas. Enquanto as páginas “Santos Futebol clube” e  “UOL Esporte” compartilham campanhas de doação do clube Santista e informações sobre os clubes de futebol do Rio Grande do Sul, os demais atores midiáticos compartilham, além de desdobramentos das enchentes no sul, ações de apoio de figuras ligadas ao esporte. Um dos destaques do cluster é o pedido da jogadora Marta de que o Rio Grande do Sul seja sede do primeiro jogo da Copa do Mundo Feminina no Brasil.



Cluster 3

AtoresHashtags utilizadas pelos atores 
Ações de organizações públicas, figuras políticas e veículos noticiosos marcam a temática do cluster roxo. O Exército Brasileiro vem prestando apoio aos municípios do Rio Grande do Sul no transporte de mantimentos, recuperação da infraestrutura do Estado e resgate da população e compartilhando essas ações em sua página oficial do Facebook com menções das tags ‘forcars’ e ‘socorroaors’. A Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil Marina Silva também realizou postagens que indicam ações solidárias para os municipios afetados pelas enchentes no RS e utilizou a hashtag ‘riograndedosul’ para impulsionar o alcance das publicações. Além destes podemos citar o Mídia NINJA e o MSN Brasil que foram destaques em notícias de solidariedade, o Mídia NINJA utilizou as tags ‘repost’, ‘solidariedade’ e ‘forçars’ com grande frequência, indicando seu destaque no grafo. 



Cluster 4

AtoresHashtags utilizadas pelos atores 
Publicações que promovem atitudes solidárias para as vítimas da população do Rio Grande do Sul são o foco do cluster amarelo. O perfil Templo de Salomão utilizou a tag ‘doacoes’ na divulgação da agenda do Templo e notificou que o centro religioso é um ponto de coleta para doações destinadas aos atingidos pelas enchentes. A TV Evangelizar mencionou as hashtags ‘doacoes’, ‘gratidao’, ‘solidariedade’ e ‘riograndedosul’ também para promoção de campanhas solidárias. A conexão aqui é apresentada também pelo caráter religioso dos perfis que intenciona o teor das publicações de solidariedade, dentre estes estão a Basílica Sagrada Família com os termos ‘doacoes’ e ‘riograndedosul’ e a página Eu Na Vida Adventista com as tags ‘ajuda, ‘sosrs’ e ‘riograndedosul’. Além disso, a banda Supercombo anunciou a turnê de celebração de 10 anos do seu álbum “Amianto” que passará por 11 cidades e contará com ingresso solidário para a compra de alimentos que serão destinados à população gaúcha. Por fim, o boletim de notícias sobre tecnologia Olhar Digital realizou uma publicação divulgando maneiras seguras para realizar doações. 



Cluster 5

AtoresHashtags utilizadas pelos atores 
O cluster verde limão é caracterizado pelo agrupamento de veículos noticiosos locais dos municípios da região sul do país (com exceção da  Rede TVT que é de São Paulo). Os principais tópicos informativos das notícias são sobre a baixa do nível do Guaíba em Porto Alegre, ações solidárias e voluntárias. Dentre os atores regionais presentes neste cluster podemos citar a CGN – Central Gazeta de Notícias, central de notícias de Cascavel e do Paraná, que utilizou as tags ‘parana’, ‘noticia’ e ‘cascavel’; a Palhoça Mil Grau, página de notícias, humor e entretenimento do município de Palhoça em Santa Catarina que noticiou a movimentação de 50 voluntários em direção ao abrigo de animais em Canoas, no Rio Grande do Sul (destaque para as hashtags ‘santacatarina’ e  ‘florianopolis’); e a Sentinela 24H. Além disso há também uma movimentação de empresas de premiação locais realizando divulgação de seus jogos de loteria, dentre estes estão a Megamania e Trimania Norte Catarinense, ambos localizados em Santa Catarina. 





A tabela a seguir apresenta os principais atores que fizeram publicações relacionadas ao tema, bem como o principal conteúdo por eles compartilhado:

RankingPerfilSeguidoresTipificaçãoPrincipal conteúdo
1TNT Sports Brasil25.666.928Mídia esportivaNotícias sobre doações de atores ligados ao esporte e atualizações sobre os times do Rio Grande do Sul.

Confira um exemplo aqui.
2TV Globo17.673.917MídiaFala sobre programas da emissora que trouxeram atualizações  das enchentes e mensagens de apoio ao estado Gaúcho.

Confira um exemplo aqui.
3RECORD16.757.020MídiaNotícias sobre resgates e atualizações sobre as vítimas e as enchentes.

Confira um exemplo aqui.
4SBT13.044.890MídiaInformações sobre campanha solidária do SBT e atualizações sobre as vítimas e as condições climáticas.

Confira um exemplo aqui.
5Programa Pânico12.846.075Mídia de entretenimentoAtualizações sobre as enchentes e informações sobre doações. 

Confira um exemplo aqui.
6gshow12.312.154Mídia de entretenimentoConsequências das enchentes e ação solidária.

Confira um exemplo aqui.
7g1 – O Portal de Notícias da globo11.787.777MídiaDesdobramentos do desastre climático.

Confira um exemplo aqui.
8O Segredo11.772.532Página de entretenimento Informações sobre vítimas das enchentes, doações e repercussões da tragédia. 

Confira um exemplo aqui.
9Médicos Sem Fronteiras11.400.662OrganizaçãoAtendimento e ações da organização Médicos Sem Fronteiras diante dos acontecimentos.

Confira um exemplo aqui.
10UOL Esporte10.112.923Mídia esportivaAções de solidariedade e atualizações dos desdobramentos da tragédia no âmbito esportivo. 

Confira um exemplo aqui.
11Renner9.859.401Loja de departamentoCampanha de doação da Renner, que teve origem no Rio Grande do Sul, em parceria com outras empresas.

Confira um exemplo aqui.
12sportv9.436.639Mídia esportivaNotícia de solidariedade e informe que a jogadora de futebol Marta deseja que o primeiro jogo da Copa seja sediado no RS. 

Confira um exemplo aqui.
13Balanço Geral8.564.530MídiaAtualizações sobre os desdobramentos da tragédia. 

Confira um exemplo aqui.
14Mais Novela8.305.178Página de entretenimento Ato de solidariedade do apresentador Luciano Huck em promover partida de futebol beneficente e notícia de um menino que transformou porta em canoa. 

Confira um exemplo aqui.
15UOL7.978.567MídiaNotícias sobre resgates e atualizações sobre as vítimas e as enchentes.

Confira um exemplo aqui.


Hashtags



Confira abaixo as 15 principais hashtags compartilhadas no dia 17, 18 e 19/05 e a quantidade de menções que cada uma recebeu no Facebook. 

Ranking HashtagMenções
1riograndedosul1359
2solidariedade368
3noticias327
4sosriograndedosul294
5enchente278
6enchentes263
7chuvas226
8portoalegre179
9sosrs156
10brasil148
11forcars128
12doacoes123
13ajudars120
14repost96
15jornalismo93



Veja a seguir às 15 publicações com mais interações no dia analisado:


Por: Isadora G E D Araújo e Eduarda Fernandes

Compartilhe

Comentários