Cavalo em telhado ilustra caos e drama no RS

10 de maio de 2024

por Laura Valentim e Laryssa Florêncio


Imagem do animal viralizou e foi uma das mais compartilhadas do dia no Twitter/X. “Caramelo” foi resgatado nesta quinta (9/5)

No dia em que muitas celebridades seguiram em mobilização para ajudar os desabrigados no Rio Grande do Sul, foi uma imagem inusitada que ganhou os principais holofotes. Um cavalo foi flagrado no telhado de uma casa, completamente tomada pela água na cidade de Canoas. Muitos usuários reverberaram a cena, publicando a imagem e especulando o destino do animal. O cavalo foi resgatado na quinta-feira (9/5) e, segundo a imprensa, deve ter ficado cerca de cinco dias nessa situação. A imagem postada pelo perfil POPTime obteve quase 60 mil curtidas.

Print de publicação no Twitter/X com o cavalo Caramelo no telhado de uma casa em Canoas.

Além da repercussão do resgate do cavalo Caramelo, os dados coletados referentes ao dia 08/05 possibilitaram ainda analisar a rede de narrativas preponderantes na rede social Twitter/X. Observamos o do tema do auxílio à população do Rio Grande do Sul. A ajuda passa por elementos materiais como a doações de alimentos e água. Davi Britto, campeão da última edição do Big Brother Brasil, se destacou na rede.

Outra parte da conversação girou em torno da ajuda através das doações financeiras. Rifas, pix e lives se tornaram um modo prático de angariar fundos para entidades ou organizações não-governamentais que auxiliam no enfrentamento da tragédia no Rio Grande do Sul. A mobilização parte de diversos grupos dentro da rede, agrupando fanbases, artistas e influencers digitais.

Grafo com o mapa de narrativas da rede social Twitter/X

Outra narrativa que observamos foi a forte presença de grupos bolsonaristas e pró-lula intensificando a politização da situação no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, alguns atores acabaram por disseminar mensagens que contribuem para a desordem informacional, dentre eles, Pablo Marçal, empresário, político e influencer brasileiro, e Cleiton Gontijo,“Cleitinho”, atual senador do estado de Minas Gerais do partido Republicanos. O influencer, Pablo Marçal se destaca por ataques à Rede Globo e à jornalista Natuza Nery que o acusou de espalhar notícias falsas a respeito da veiculação de informação da própria emissora.

Outro fato que gerou grande comoção foi a suposta denúncia da emissora do SBT contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, feita no programa “Tá na Hora”. Na transmissão ao vivo, os âncoras relataram que os caminhões que levavam doações às vítimas das enchentes estariam sendo multados por não terem nota fiscal dos produtos. O fato que ganhou maior repercussão foi a suposta denúncia da emissora que estreitou as relações com o governo federal. No geral, analisamos que a disputa discursiva entre pólos políticos tem pretensão de dominar uma narrativa sobre a catástrofe que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. A disseminação de informação se apresenta turbulenta frente às diversas vozes que se sobrepõem a fim de ter a verdade. Grandes veículos de mídia se destacam não pela informação, mas sim pela performance da entrega da notícia. Por outro lado, diversas comunidades online se mostram articuladas e organizadas em busca de doações e arrecadações para as vítimas do estado gaúcho. Reflexo desse cenário é o influencer Felipe Neto que ganhou relevância ao arrecadar em uma vaquinha online, com quase R$5 milhões de reais, para compra de purificadores de ar.

Os grafos explicitam os debates em torno da ajuda humanitária que está sendo alavancada por celebridades e influencers.

Compartilhe

Comentários