Falecimento de médico voluntário e auxílios emergenciais do governo: confira os temas mais comentados no Facebook nesta terça-feira (14) sobre as enchentes no Rio Grande do Sul 

15 de maio de 2024

por Isadora Gonçalves Eleutério Dias Araújo


O falecimento do médico Leandro Medice, a inclusão de desabrigados em programa de assistência financeira do governo e operações de resgate de animais são destaques do dia.

O 7° Diagnóstico Diário de Detecção de Narrativas Climáticas do LABIC detectou diversidade narrativa nas publicações do dia 14/05 na plataforma Facebook. Foram coletadas 15 mil publicações que dividiram suas temáticas em notícias sobre o médico voluntário Leandro Medice que faleceu em um abrigo em São Leopoldo (RS), resgate de animais, previsão de frente fria que garantirá uma instabilidade na região sul e assistência do Governo Federal para a população afetada pelas enchentes.


As análises apontam que o Facebook ainda é uma rede de repercussão lenta quando comparada ao Twitter e ao seu parceiro da Meta, Instagram. Por apresentar um público demográfico mais característico as discussões tendem a ser mais informativas e, geralmente, associadas a links que direcionam o usuário da rede a um site de notícias. A variedade de conversações presente na rede caracteriza os diferentes públicos inseridos na rede social e permite a comparação do fluxo de informações entre os dias de análise e as diferentes plataformas.

Rede semântica

Figura 1 – Rede semântica do Facebook do dia 14/05

Por ser uma rede de lenta repercussão, nesta terça-feira, o Facebook apresentou uma conversação semelhante à observada no dia anterior. É possível perceber a repetição de temas como: campanhas de doação e ações solidárias (cluster verde claro); queda nas temperaturas no estado gaúcho (cluster azul claro); informações sobre resgates e situação de moradores atingidos (cluster rosa escuro e roxo) e os tremores em Caxias do Sul no início da semana (cluster amarelo). Contudo, percebeu-se o surgimento de novas narrativas como o falecimento do médico Leandro Medice (cluster azul escuro); novos resgates de animais (cluster rosa claro) e a inclusão dos atingidos pela tragédia em programas de assistência financeira (cluster laranja). 

As análises a seguir referem-se a quatro agrupamentos de palavras encontrados na Figura 1 (rosa, laranja, azul claro e azul escuro). Para facilitar as visualizações das narrativas presentes em cada cluster, eles passaram por um processo de reagrupamento.  

Reclusterização do cluster rosa encontrado na Figura 1

Estado de saúde de um dos integrantes da equipe do surfista Pedro Scooby e resgates de animais se destacam no cluster rosa. Termos como “equipe”, “saude” e “hospital” referem-se às notícias sobre a hospitalização de um dos integrantes da equipe de Pedro Scooby, que atuou em resgates em meio às enchentes. O surfista relatou seu estado de saúde e de sua equipe. Já os termos como “animal”, “cavalo” “bombeiros” e  “corpo” dizem respeito ao resgate de um cavalo que estava preso no terceiro andar de um prédio em São Leopoldo, RS. Um cão resgatado em Canoas também causou comoção na rede após abraçar a perna de uma voluntária de Santa Catarina, isso explica a presença dos termos “santa”, “catarina” e “canoas”. 



Reclusterização do cluster azul claro encontrado na Figura 1

O cluster azul é marcado por termos que destacam a pluralidade de narrativas circulando pelo Facebook sobre a situação no Rio Grande do Sul. Novos alertas de risco de inundações no município de Pelotas (RS), diminuição do nível do rio Taquari em Lajedo e a falta de previsão para baixa das enchentes causadas pela inundação do lago Guaíba em Porto Alegre são algumas dessas narrativas. Além disso, muitas publicações abordaram a previsão do tempo que, apesar de não contar com a presença de chuvas para esta quarta-feira (15), alerta sobre a chegada de uma frente fria intensa capaz de gerar geadas. Os léxicos ‘alerta’, ‘frio’, ‘risco’, ‘condicoes’, ‘areas’, ‘taquari’, ‘guaiba’, ‘agua’ e ‘inundacao’ comprovam o caráter informativo do agrupamento. 



Reclusterização do cluster laranja encontrado na Figura 1

Neste grafo é possível observar um conjunto de termos relacionados às ações governamentais que tem como objetivo prestar auxílio às famílias atingidas pelas enchentes causadas pelas chuvas no RS. A antecipação do pagamento dos programas federais de assistência e inclusão de desabrigados que perderam a renda temporariamente no Bolsa Família são algumas das medidas adotadas pelos governantes para minimizar os danos. Os termos ‘recurso’, ‘nacional’, ‘auxilio’, ‘federal’, ‘acoes’, ‘reconstrucao’, ‘medidas’, ‘pagamento’ e ‘recuperacao’ se inserem nesta conversa. O cluster também representa a continuidade da conversação sobre a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos para ajudar na reconstrução do estado.

Há também a presença de insatisfação centrada nas ações do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em especial a não inclusão de Farroupilha da lista de cidades em estado de calamidade pública. Os termos localizados no agrupamento superior do canto direito caracterizam esta narrativa, dentre eles estão: ‘eduardo’, ‘leite’, ‘governador’, ‘feito’, ‘afirmou’ e ‘feito’.

Reclusterização do cluster azul encontrado na Figura 1

Falecimento repentino de médico voluntário de Vila Velha, ES, pautou a discussão presente no cluster azul. O léxico do agrupamento azul revela a repercussão do falecimento de  Leandro Medice, médico capixaba que embarcou  para o Rio Grande do Sul no último domingo para auxiliar atingidos pelas enchentes. A conversação se divide em notícias sobre o ocorrido (agrupamento à direita), informações sobre o médico (agrupamento à esquerda) e mensagens de solidarização com a família de Medice (cluster ao centro). O tema foi intensamente repercutido em outras redes na segunda-feira, 13, mas, devido às características da plataforma, só veio a ter destaque no Facebook nesta terça. 



O gráfico a seguir apresenta os atores com maior número de seguidores que compartilharam publicações sobre o Rio Grande do Sul no dia 14/05 no Facebook:

Rede de atores

Confira análise detalhada de alguns agrupamentos de perfis:

Cluster 1

AtoresHashtags utilizadas pelos atores
O cluster verde é marcado por atores do setor noticioso agrupando perfis da rede UOL em sua grande variação entre esporte, entretenimento e jornalismo tradicional. Além disso, a presença de atores como a BBC News Brasil, o portal O Segredo, a CBN, a TV Jornal e a RedeTV! garantem o caráter informativo dos conteúdos compartilhados nesta terça-feira. As tags mais utilizadas entre estes atores foram ‘riograndedosul’, ‘chuvas’ e ‘enchentes’. 



Cluster 2

AtoresHashtags utilizadas pelos atores
Organizações federais e figuras políticas são os perfis principais que fizeram compartilhamento das tags ‘solidariedade’, ‘doacoes’, ‘forcars’ e ‘ajudahumanitaria’ e ganharam destaque no cluster laranja. Dentre os atores é possível identificar o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil, o PT – Partido dos Trabalhadores e o Ex-Deputado Federal Deltan Dallagnol. Além destes podemos visualizar perfis comerciais como o Divino Fogão, o BarColorado, a C&C – Casa e Construção e a Outlet Premium São Paulo e do Rio de Janeiro. 


Cluster 3

AtoresHashtags utilizadas pelos atores
Este cluster agrupa perfis comerciais, ministérios públicos, canais de notícias, o Governo do Brasil e a Volkswagen, fabricante de veículos. A partir da menção da hashtag ‘ajudars’ estes atores movimentaram campanhas de arrecadação de doações para a população gaúcha. 




Cluster 4

AtoresHashtags utilizadas pelos atores
Agrupados, em sua maioria, pela hashtag “sosriograndedosul” os atores do cluster rosa compartilham ações de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A atriz Tais Araújo e a página do Hospital Alemão Oswaldo Cruz incentivam a doação de roupas e alimentos. Já atores como Cruzeiro Esporte Clube, Eduardo Suplicy e Portal Márcia Piovesan compartilham iniciativas para auxiliar os atingidos pela tragédia. Alguns exemplos são: a destinação dos lucros do jogo do Cruzeiro desta quinta às vítimas e a criação de um drive-thru no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ALESP, para receber doações.


Cluster 5

AtoresHashtags utilizadas pelos atores
Com  caráter mais empresarial, o cluster amarelo apresenta mensagens de solidariedade e apoio ao Rio Grande do Sul. Unidos pelas hashtags “juntospelors” e “juntossomosmaisfortes”, os atores do cluster amarelo incentivam ações coletivas para arrecadar doações e amparar os gaúchos. Em especial a hashtag “juntospelors” está associada à mobilização de empresas de todo o país, como a empresa de baterias automotivas Heliar e a empresa SoundDigital, que tem organizado doações e rifas solidárias.

15 principais atores e suas publicações:

RankingPerfilSeguidoresTipificaçãoPrincipal conteúdo
1Volkswagen33.650.357Fabricante de veículosMensagem de solidarização e incentivo à doação.

Confira um exemplo aqui.
2TNT Sports Brasil25.663.762Mídia esportivaNotícias sobre o apoio de personalidades do futebol à população do Rio Grande do Sul e sobre as discussões em torno da continuidade das competições brasileiras de futebol diante a tragédia no estado gaúcho.

Confira um exemplo aqui.
3TV Globo17.669.717MídiaNotícia sobre resgate. 

Confira um exemplo aqui.
4RECORD16.756.850MídiaNotícias sobre os atingidos, desdobramentos da tragédia e operações de resgate.

Confira um exemplo aqui.
5SBT13.046.372MídiaNotícias sobre os atingidos, desdobramentos da tragédia e medidas governamentais para controlar a situação de calamidade pública.

Confira um exemplo aqui.
6Programa Pânico12.845.810Mídia de infoentretenimentoEntrevista com médico voluntário nos resgates para discutir os aspectos sanitários e a atuação do SUS na tragédia.

Confira um exemplo aqui.
7RedeTV!12.796.819MídiaNotícias sobre os atingidos, operações de resgate, doações e previsões climáticas.

Confira um exemplo aqui.
8gshow12.292.025Mídia de entretenimentoNotícias sobre resgates. 

Confira um exemplo aqui.
9g1 – O Portal de Notícias da globo11.789.599Mídia Notícias sobre os atingidos, desdobramentos da tragédia e operações de resgate.

Confira um exemplo aqui.
10O Segredo11.771.076Página de entretenimentoNotícias sobre os atingidos, desdobramentos da tragédia e operações de resgate.

Confira um exemplo aqui.
11SC Corinthians Paulista11.179.068Clube de futebolCampanha de arrecadação de doações. 

Confira um exemplo aqui.
12UOL Esporte10.112.992Mídia esportivaNotícias sobre o esporte, ações solidárias conjuntas e impactos das chuvas neste âmbito. 

Confira um exemplo aqui.
13sportv9.432.666Mídia esportivaNotícias sobre o esporte, ações solidárias conjuntas e impactos das chuvas neste âmbito. 

Confira um exemplo aqui.
14Balanço Geral8.564.827MídiaNotícias sobre os atingidos, desdobramentos da tragédia e operações de resgate.

Confira um exemplo aqui.
15Angélica8.454.355CelebridadeSolidariedade com os animais resgatados e promoção da ação Procura-se um Amigo.

Confira um exemplo aqui.


Hashtags

 
A tabela a seguir apresenta as hashtags mais compartilhadas e suas respectivas quantidades de menções:

Ranking HashtagMenções
1riograndedosul1335
2sosriograndedosul323
3solidariedade307
4noticias245
5chuvas159
6ajudars157
7enchente148
8enchentes148
9doacoes142
10brasil139
11sosrs139
12portoalegre105
13forcars102
14jornalismo95
15resgate91


Publicações com mais interações:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

Por: Isadora Gonçalves Eleutério Dias raújo e Eduarda Fernandes

Compartilhe

Comentários