Desvio de doações frustra comunidade do Instagram

27 de maio de 2024

por Alice Souza Raimondi


Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Eldorado do Sul (RS) em meio a esquema de desvio de doações destinadas aos acometidos pelas enchentes.

O interesse por discussões sobre a reconstrução do Sul domina os discursos na plataforma Instagram. Contudo, tal tendência é dificultada pelo aumento dos casos de desvio de doações. Uma mostra do quadro observado é apresentado no Diagnóstico de Detecção de Narrativas Climáticas, que contempla mais de 27 mil conteúdos (contendo termos ligados à tragédia climática do Rio Grande do Sul) que geraram quase 33 milhões de interações na plataforma de 20 a 26 de maio. 

Outro assunto que obteve destaque foram as entrevistas do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre os planos do Governo Estadual para a recomposição das cidades gaúchas, recebido com desaprovação pela comunidade do Instagram. Os informes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também repercutiram bastante na rede ao confirmar mais de 19 casos de leptospirose em vítimas afetadas pelas águas das enchentes.

A rede de palavras abaixo representa os conjuntos narrativos verificados no Instagram ao longo da última semana.

Como pode ser observado no grafo, a difusão de informações sobre a situação de calamidade mobiliza a discussão na plataforma. Neste caso, há cinco tendências distintas: a primeira diz respeito às repercussões políticas (cluster cinza); a segunda, a solidariedade (cluster laranja); a terceira concerne ao modus operandi da plataforma e críticas ao governador Eduardo Leite (cluster roxo); a quarta repercute alertas da Defesa Civil e operações de resgate (cluster verde) e a quinta gira em torno dos casos de leptospirose no estado gaúcho (cluster rosa).

Assim, é importante olharmos a rede de palavras com mais detalhe para entendermos melhor os elementos colocados na conversação pública. Vejamos abaixo a reclusterização dos agrupamentos:

Cluster Cinza

No cluster cinza é possível identificar diversas narrativas que abordam a situação do Rio Grande do Sul. Um exemplo que se destaca gira em torno da recente descoberta sobre o desvio de doações no município de Eldorado do Sul (RS).  Três integrantes da Defesa Civil estão sendo investigados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), sendo dois pré-candidatos para as próximas eleições, devido à denúncia de estarem desviando donativos com objetivos eleitorais.



Exemplo de publicação:



Outra discussão agrupada no cluster aborda a medida tomada pelo Presidente Lula (PT) sobre a viabilização de mais de 1 milhão de toneladas de arroz, o que vêm sendo discutido em conjunto com comentários que pedem abono fiscal para os produtores de arroz gaúchos.

Exemplo de publicação:



Cluster Laranja

Já no cluster laranja é possível observar diversos termos que formam a narrativa de solidariedade, isto é, o conjunto lexical aproxima temas que não necessariamente estariam conectados, mas estão pelo sentido de solidariedade que os perfis têm para com as vítimas. 

Um exemplo é a sub narrativa sobre as possíveis baixas na temperatura no país que podem afetar e dificultar ainda mais a reconstrução do RS, e dessa forma os atores estão se solidarizando para firmar novas campanhas de doações de roupas de frio. Certos pares vocabulares, como ‘frente-fria’, ‘semana-frio’ e ‘frio-temperaturas’, confirmam o recorte da narrativa citada.

Exemplos de publicações:



Cluster Roxo

No cluster roxo é possível identificar uma narrativa informativa, que contém características inatas ao Instagram. Os termos “bio”, “link” e “site” em conjunção com os verbos de ordem “leia”, “acesse” e “saiba” reforçam o modus operandi com que os atores sociais na plataforma se comunicam no cotidiano virtual.

No entanto, é possível ver agrupamentos que rememoram a conversação sobre as entrevistas dadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na semana passada. Criticado por diversas instâncias, Leite deu algumas entrevistas sobre os planos do Governo Estadual para a reconstrução do Rio Grande do Sul.



Exemplos de publicações:



Cluster Verde

No cluster verde identificamos uma narrativa de calamidade, que focaliza a conversação no nível das águas no Rio Grande do Sul, ou seja, comentando sobre a possibilidade de novas enchentes e como a população atingida encontra-se no momento. Os termos em mais evidência, “chuvas”, “fortes”, “agua”, “risco” e “enchente” fazem alusão a essa perspectiva.

Dado o léxico supracitado, um fato que podemos relacionar é a volta das chuvas na última quinta-feira (23) e o aumento do nível do Lago Guaiba, que promoveu novos desafios para a população gaúcha.



Exemplos de publicações:



Cluster Rosa

Uma narrativa de saúde pública retoma a conversação no cluster rosa. Os termos “leptospirose”, “casos”, “saude” e “secretaria” referem-se aos informes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao confirmar mais de 19 casos de leptospirose em vítimas afetadas pelas águas das enchentes no estado gaúcho.

Pelos pares vocabulares (‘corpo-cobalchini’ e ‘bombeiros-natalia’), também foi possível identificar a conversação acerca do aparecimento do corpo da advogada Natália Cobalchini, de 27 anos, que ficou mais de 18 dias desaparecida após deslizamentos de terra em Bento Gonçalves (RS).

Exemplo de publicações:



Rede de atores

Tendo em vista as narrativas predominantes, também foram investigados os atores mais relevantes no período, bem como o conteúdo por eles compartilhado. O grafo abaixo ilustra a relação entre perfis e hashtags no Instagram, agrupando os perfis que compartilharam as mesmas hashtags. O tamanho dos nós reflete o número de seguidores de cada perfil.

É possível observar o destaque para atores como Wesley Safadão, Luisa Sonza e Jair Bolsonaro. Isso se deve ao alto número de seguidores que esses atores possuem.

A tabela a seguir apresenta os principais atores que fizeram publicações relacionadas ao tema:

RankingPerfilSeguidoresTipificação
1wesleysafadao40.260.642Celebridade
2luisasonza31.760.673Celebridade
3jairmessiasbolsonaro25.588.250Político
4lucianohuck22.028.176Celebridade
5hugogloss21.240.881Página de infoentretenimento
6flamengo19.729.018Time esportivo 
7cbf_futebol17.319.964Organização esportiva
8angelicaksy17.066.139Celebridade
9leodias16.062.366Página de infoentretenimento
10tvglobo15.063.197Mídia
11lulaoficial13.257.964Institucional
12xuxameneghel12.960.307Celebridade
13patriciaabravanel11.659.164Celebridade
14corinthians11.541.868Time esportivo
15gshow11.323.767Mídia especializada



Analisando os agrupamentos, foi possível definir os seis mais relevantes e suas respectivas narrativas centrais:

Cluster Rosa

AtoresHashtags usadas pelos atores
Conteúdos noticiosos prevalecem nas publicações agrupadas pelo cluster rosa. Veículos de imprensa repercutem os desdobramentos das enchentes no Rio Grande do Sul, com ênfase em alguns tópicos relevantes como: as novas previsões do tempo para regiões próximas ao estado gaúcho, o subsídio do arroz, as medidas governamentais de apoio aos atingidos e os casos de desvio de doações. Hashtags que esboçam as narrativas citadas destacam-se no cluster em nós como “clima”, “criseclimática”, “arroz”, “governofederal” e “doações”.
Principais atores SeguidoresPrincipal conteúdo 
lulaoficial13.257.964Medida governamental de apoio às vítimas das enchentes.
portalg19.193.893Desdobramentos da tragédia e previsões do tempo.
razoesparaacreditar5.885.139Incentivo a ações solidárias.
cnnbrasil4.551.304Notícias sobre desdobramentos da tragédia.
bbcbrasil3.647.191Notícias sobre a situação das vítimas.



Exemplos de publicações:



Cluster Azul

AtoresHashtags usadas pelos atores
No cluster acima observa-se a presença de marcas e influenciadores/celebridades com uma movimentação em prol de doações para o Rio Grande do Sul. Perfis como @cacaushow, @zecapagodinho, @casasbahia e @natirutsoficial realizam, através das hashtags #solidariedade, #doação, #juntossomosmaisfortes e #soschuvas, campanhas e contribuições para as vítimas do desastre. Importante ressaltar o papel da Central Única das Favelas (CUFA) e da Frente Nacional Antirracista (FNA) como pontos de arrecadação e referência de campanhas seguras. Em geral, o cluster une atores que buscam dar visibilidade à tragédia e incentivar cooperação.
Principais atores SeguidoresPrincipal conteúdo 
cacaushow4.261.440Campanha de doação.
casasbahia3.789.661Campanha de doação.
zecapagodinho3.315.757Ação solidária e campanha de doação.
natirutsoficial1.324.189Ação solidária.
vaticannewspt1.005.299Voluntariado.



Exemplo de publicação:



Cluster Salmão

AtoresHashtags usadas pelos atores
A narrativa construída pelo cluster é a de “resiliencia” diante do desastre climático. É possível observar a presença massiva de conteúdos religiosos acompanhados pelas hashtags #amor, #gratidao, #deus, #jesus e #igreja. Assim, foram agrupadas postagens não relacionadas à tragédia climática, mas que apresentam versículos bíblicos ou frases motivacionais com palavras de esperança e força direcionadas às vítimas do desastre. As ações de apoio dos atores reunidos no cluster, portanto, giram em torno de correntes de oração e campanhas de doação. Os discursos presentes também salientam a ideia de confiar na vontade divina para remediar a situação. 
Principais atores SeguidoresPrincipal conteúdo 
reflexaopadrefabiodemelo3.950.851Corrente de oração.
nossasenhoracuidademim1.232.648Corrente de oração.
oracoescatolicas1.144.276Corrente de oração.
mentebrilhantte976.898Corrente de oração.
forbesmulher922.572Notícia sobre mensagem de apoio de celebridade.



Exemplo de publicação:



Cluster Ciano

AtoresHashtags usadas pelos atores
Narrativas regionais repercutem no cluster ciano com destaque para conversação sobre Porto Alegre. Atores mobilizaram-se em campanhas informativas para apoiar vítimas da tragédia climática. Dessa forma, ecoam publicações didáticas sobre como ser amparado por ações de apoio circulantes. Atualizações sobre a situação das cidades do Sul, mobilizações de figuras famosas e frases motivacionais também podem ser encontradas no agrupamento.
Principais atores SeguidoresPrincipal conteúdo 
palavraseverdades3.955.407Frases motivacionais.
calcinhapreta2.664.127Campanha de doação.
vejanoinsta2.353.001Notícias sobre desdobramentos das enchentes.
portoalegre24horas1.404.244Atualizações regionais.
felipehcampos1.304.762Mobilizações de celebridades, empresas e atualizações de enchentes.



Exemplo de publicação:



Cluster Amarelo

AtoresHashtags usadas pelos atores
O cluster amarelo concentra campanhas de doação de empresas, influencers e instituições. Com hashtags voltadas para o compartilhamento de ações de apoio, o cluster evidencia as mobilizações dos usuários da rede com o intuito de ajudar os acometidos pelo desastre climático do Sul do país. Hashtags como “ajudars”, “forçars” e “juntospelors” unem os atores que visam a reconstrução por meio das redes de cooperação. Menções a formas de doação em conteúdos não relacionados à situação gaúcha também podem ser encontrados no cluster que compartilha publicidades do Segundo Setor.
Principais atores SeguidoresPrincipal conteúdo 
lojasrenner8.581.412Ação de apoio de empresa.
capricho4.148.139Conteúdos não relacionados que mencionam formas de doação no fim da legenda.
jaque.sobrinho3.304.683Ação de apoio de influencer.
senadofederal2.292.134Medidas governamentais de apoio aos atingidos.
smartfit1.967.691Ação de apoio de empresa.



Exemplo de publicação:



Cluster Rosa-claro

AtoresHashtags usadas pelos atores
Politização da situação do Rio Grande do Sul pode ser encontrada no cluster acima. As narrativas compartilhadas pelos atores giram em torno da culpabilização de determinados atores políticos pelo agravamento da tragédia climática gaúcha. Com isso, somam-se discursos de ódio à desinformação, resultando em um cenário perigoso para a rede social. Tal tendência pode ser observada no perfil @carlosbolsonaro, que associa apoio do governo a procedimentos de transgenitalização com falta de recursos para a reconstrução do Sul do país. Organizações de protestos também são agrupadas no cluster, chamando atenção para suposta censura realizada por partidos de esquerda e instituições do Estado. O uso de hashtags do Rio Grande do Sul em conteúdos desinformativos sobre desdobramentos políticos foi outro destaque na conversação do cluster.
Principais atores SeguidoresPrincipal conteúdo 
jairmessiasbolsonaro25.588.250Campanha de doação e informações sobre gestão do governo anterior.
carlosbolsonaro3.275.672Desinformação.
sbtsports1.015.203Repercussões do cenário esportivo.
bnews_oficial782.994Repercussões do cenário político e esportivo.
marco.antonio.costa711.290Chamado a protesto contra o governo federal



Exemplo de publicação:

A tabela a seguir apresenta as publicações com mais interação da coleta dos dias 20 a 26 de maio:

Top publicações dos dias 20 a 26
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10



A tabela abaixo apresenta as hashtags mais publicadas da coleta e suas respectivas menções, evidenciando as narrativas descritas anteriormente:

RankingHashtagsMenções
1riograndedosul3534
2solidariedade914
3noticias810
4brasil702
5sosriograndedosul700
6portoalegre680
7ajudars606
8enchentes504
9sosrs431
10enchente413

Compartilhe

Comentários