Compartilhamento e solidariedade: Mídia se divide entre relatar casos de afetados pelas enchentes e divulgar campanhas de arrecadação e ajuda humanitária para o RS em segundo dia de análise do Facebook (07/05)
8 de maio de 2024
por Luara Gagliardi
Este é um levantamento que dá continuidade às análises dos atores e dos conteúdos publicados na plataforma Facebook sobre os desastres causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O grafo a seguir mostra os principais atores com maior número de seguidores que estão fomentando a conversação sobre a tragédia. No dia 07 de maio as 5 contas com maior destaque foram veículos de notícia (sendo um deles esportivo, a TNT Sports Brasil). Em seguida temos publicações realizadas por outros canais de informação e entretenimento, um grupo de viagens (Hurb) e duas figuras públicas (Danillo Gentilli e Eliana Michaelichen).
1.O veículo ‘ TNT Sports Brasil’ (25.648.402 seguidores) liderou o ranking de postagens no dia 07 apresentando cinco posts variados mas com temática de arrecadação de doações diante dos acontecimentos no sul do Brasil. O primeiro aborda a ação do Palmeiras a fim de coletar doações para ajudar as vítimas das fortes chuvas no RS. O segundo trata de uma iniciativa do jogador de futebol Neymar Júnior, que utilizou seu avião pessoal para levar doações ao RS e o terceiro se refere ao adiamento de jogos do Inter e Grêmio por causa das enchentes.
2.A TV Globo (17.655.139 seguidores) realizou uma publicação informativa sobre a cobertura da calamidade no RS que foi exibida no Jornal da Globo no horário de transmissão do Profissão Repórter.
3.A RECORD obteve repercussão com 5 publicações em audiovisual com conteúdo sobre resgate de vítimas em áreas alagadas, número de mortos e desaparecidos. Apenas uma postagem é direcionada ao acolhimento das vítimas e ações de solidariedade às pessoas e aos animais do RS.
4.O Portal R7 realizou uma série de postagens no dia 07 todas contendo notícias sobre o RS. Dentre as principais publicações estão aquelas com informativos e atualizações sobre o estado dos municípios, doações, resgates e ações governamentais. Uma publicação em específico chama atenção por ser uma matéria que noticia as críticas que a influenciadora Virginia Fonseca vem recebendo após realizar uma doação de R$ 150 mil tendo a posse de um carro avaliado em R$ 2 milhões.
5.O comediante e apresentador Danilo Gentilli fez uma publicação dedicando o programa do dia 7 aos moradores do Rio Grande do Sul. Na publicação, ele também incentiva doações e reforça o sentimento de união diante da catástrofe.
6.O SBT seguiu a tendência midiática de divulgar as atualizações do RS. Em tom mais objetivo, há o acompanhamento do que está acontecendo, notícias sobre como ajudar, quem está ajudando e número de mortos.
7.O Programa Pânico divulga poucas atualizações, mas traz depoimentos de figuras oficiais sobre o que está acontecendo no estado, seguindo a própria tendência do dia anterior, quando o programa já havia começado a adotar este estilo. No dia 7 de maio, a página trouxe a fala do vice-prefeito de Porto Alegre;
8.A REDE TV! também publicou atualizações, mas procurou novos ângulos sobre o tema. Além de narrar o reencontro de apresentadora da Globo com familiar perdida nas enchentes, a emissora também deu enfoque à necessidade de tratamento com psicólogo para as vítimas das enchentes e a iniciativa da Maurício de Sousa Produções, que trouxe o Cascão ajudando as vítimas de enchente como forma de conscientização.
9. A agência de viagens Hurb publicou um carrossel expressando sua solidariedade aos afetados pelo fenômeno no RS. Conjuntamente, eles divulgaram uma campanha de arrecadação chamada “SOS ENCHENTES”, que arrecada dinheiro para prestar ajuda humanitária aos moradores do RS, e também manifestaram seu apoio e fizeram a divulgação de uma campanha para ajudar os animais perdidos na enchente.
10. O Cidade Alerta, no dia 7 de maio, concentrou-se em acompanhar a história de uma criança de 6 meses que teria caído na água durante o resgate após um barco virar. A menina está, desde então, desaparecida, e a família divulga o caso para tentar reencontrá-la.
11. O g1 também buscou outros enfoques na cobertura da tragédia. Além de notícias sobre a enchente e o número de mortos, usou depoimentos de moradores para falar sobre a saída de casa dos atingidos, mostrou imagens do aeroporto e de um hotel sendo ocupados pela água e postou um conteúdo informativo sobre o corpo d’água que participou da formação da enchente.
O g1 também publicou a verificação de uma notícia que dizia que os caminhões com donativos estariam sendo detidos por falta de nota fiscal. Outras páginas também postaram a divulgação de que tal notícia é falsa. A “notícia” teria se espalhado após uma equipe do SBT filmar a abordagem da PRF a alguns dos caminhões.
12. O site O SEGREDO fez uma publicação divulgando as doações feitas por Neymar; segundo o portal, o jogador teria divulgado as doações por conta própria para “incentivar” outras pessoas.
13. A atriz Eliana Michaelichen publicou uma imagem católica manifestando sua solidariedade às vítimas da enchente e divulgou um local para fazer doações.
14. O E! NOW Brasil, portal de entretenimento, realizou uma postagem sobre a doação do jogador brasileiro Neymar Júnior, reforçando a ideia de efeito cascata das doações com o destaque de ações feitas por outros jogadores e clubes.
15. O canal de notícias esportivas ‘UOL Esporte’ também publicou um grande volume de conteúdo sobre o RS, contabilizando 17 postagens. A maioria das postagens estabelece a relação entre esporte e tragédia, como, por exemplo, a inundação da Arena do Grêmio e a perda de casas e pertences dos jogadores do Novo Hamburgo e Monsoon.
O grafo acima apresenta a relação entre hashtags e a quantidade de menções que ela obteve no dia da coleta (7). Através dos termos utilizados é possível notar a mobilização para ajudar a população do Rio Grande do Sul, representada por algumas das hashtags mais utilizadas nas publicações do Facebook. Além da corrente de solidariedade, é possível observar a centralidade das notícias e a preocupação com os desdobramentos da situação no estado (representado pela forte presença do termo “SOS”).
- riograndedosul (796 menções)
- solidariedade (241 menções)
- sosriograndedosul (197 menções)
- chuvas (163 menções)
- noticias (135 menções)
- enchente (130 menções)
- brasil (106 menções)
- enchentes (94 menções)
- sosrs (91 menções)
- mr15anos (80 menções)
Comentários