Novos alertas de enchentes no Rio Grande do Sul e preocupação com o estoque de arroz movimentam conversação no Facebook

13 de maio de 2024

por Isadora Gonçalves Eleutério Dias Araújo e Eduarda Fernandes


Lago Guaíba pode alcançar até 5,5 metros e autoridades esclarecem sobre o estoque de arroz no país.

No último final de semana, o Rio Grande do Sul recebeu chuvas de quase 300 mm e a previsão da  Defesa Civil aponta risco de inundação em quase todos os grandes rios do estado. Esse foi um tema recorrente nas mais de 40 mil publicações coletadas entre os dias 10 e 12 de maio. A conversação no Facebook que contou com mais de 6 milhões interações evidenciou a preocupação da população diante novas previsões de cheias. O abastecimento de arroz no Brasil também se destaca. Diante das diversas fake news compartilhadas nas últimas semanas que alegaram que o estoque de arroz estaria comprometido, mídia e autoridades publicaram esclarecimentos sobre o suposto desabastecimento. 

O quinto Diagnóstico Diário de Detecção de Narrativas Climáticas evidencia que as interações continuam mobilizando as redes sociais, mas desdobramentos recentes pautam novas discussões online. 

O grafo abaixo reúne os termos mais utilizados durante as postagens do fim de semana sobre os acontecimentos do RS. É possível observar a existência de agrupamentos de caráter noticioso (cluster amarelo), informativo (cluster verde claro), solidário (cluster laranja), de resgate (cluster verde escuro) e social (cluster azul).

Figura 1 – Rede semântica do Facebook dos dias 10, 11 e 12 de maio

Abaixo você encontrará uma análise de cada agrupamento do grafo (Figura 1) que foi retirado e passou por um processo de reclusterização que permite a filtragem das postagens e o  agrupamento mais específico de palavras que apresentam conexões de conteúdo.

Reclusterização do cluster amarelo encontrado na Figura 1

Neste cluster é possível observar 3 agrupamentos de palavras que permitem a compreensão mais detalhada do que está sendo falado sobre as chuvas no sul do Brasil. Os termos ‘chuvas’, ‘fortes’, ‘municipios’, ‘afetados’, ‘calamidade’, ‘acoes’, ‘maio’ e ‘publica’ dizem respeito principalmente à narrativa dos acontecimentos, sendo utilizados de forma conjunta em notícias e notas de esclarecimentos. Os outros dois agrupamentos referem-se às medidas preventivas de alguns consumidores em armazenar arroz pelo medo do aumento ou falta do produto nos próximos meses e às ações do governo federal para destinar recursos ao Rio Grande do Sul. Observe um exemplo de postagem que comprova as narrativas apresentadas neste cluster: 

Reclusterização do cluster verde claro encontrado na Figura 1

O cluster verde claro apresenta caráter informativo direcionado principalmente ao fluxo de informações sobre segurança, resgate, abrigos e alertas. No agrupamento superior é possível notar os termos ‘bombeiros’, ‘abrigos’, ‘corpo’, ‘equipes’ e ‘segurança’ que dizem respeito às publicações em que o foco principal são notícias de resgate e equipes de busca. No agrupamento do canto inferior direito há a narrativa do alerta de chuvas intensas para os próximos dias e o risco de aumento das enchentes, isso é comprovado pela presença dos termos ‘risco’, ‘aguas’, ‘alerta’, ‘situacao’ e ‘locais’. Por último temos o destaque dos léxicos ‘taquari’, ‘inundacao’, ‘inundacoes’ e ‘metros’ que se referem a inundação de 6 metros em 24h do rio Taquari localizado no município de Encantado (RS).

Reclusterização do cluster roxo encontrado na Figura 1

Também apresentando publicações de caráter informativo, o cluster roxo tem como principal conteúdo notícias sobre as famílias afetadas pela tragédia, bem como a ajuda que estão recebendo, isso explica a presença dos termos “vítimas”, “enchentes”, “afetadas” e “ajudando”. Contudo, os termos “lula”, “presidente” e “eduardo” evidenciam uma narrativa ligada às medidas governamentais e estaduais que estão sendo tomadas para controlar a situação de calamidade pública. Entre as ações governamentais, destaca-se o fornecimento de um pacote de R$ 50,9 bilhões para trabalhadores rurais, famílias, empresas e municípios. Além disso,  é perceptível uma repercussão negativa de uma medida de Eduardo Leite que aumentou o preço dos alimentos no Rio Grande do Sul, as publicações questionam a continuidade do decreto diante a tragédia. Além disso, percebe-se através dos termos “fake” e “news” remetem à circulação de informações falsas sobre o assunto que têm sido combatidas pelo governo e por veículos de mídia. 

Reclusterização do cluster rosa encontrado na Figura 1

A elevação dos níveis de inundação nos rios do RS é o principal tema do cluster rosa. Os termos se referem ao alerta emitido pela Defesa Civil que aponta o risco de inundação de vários grandes rios do estado. De acordo com a Defesa Civil as áreas afetadas incluem as regiões Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Sul Catarinense, Centro Oriental e Serran, por isso a presença de termos como “guaiba”, “regiões”, “alegre”,  “previsão” e “centro”.

Reclusterização do cluster laranja encontrado na Figura 1

O cluster laranja apresenta a narrativa da solidariedade para as famílias gaúchas e o trabalho voluntário que está sendo realizado para minimizar os efeitos das enchentes e contribuir para a reconstrução dos municípios. Dentre os termos que comprovam esta observação temos ‘solidariedade’, ‘ajudar’, ‘campanha’, ‘social’, ‘uniao’, ‘ajuda’, ‘comunidade’, ‘familias’, ‘acao’, ‘juntos’, ‘doacao’ e ‘doacoes’. Além disso é possível notar termos que caracterizam o que a população precisa no quesito doação, dentre eles estão: ‘roupas’, ‘alimentos’, ‘produtos’, ‘higiene’, ‘pessoal’ e ‘limpeza’.

FOLLOWERS AT POSTING

Figura 2 – Grafo da relação entre atores (em destaque) e hashtags envolvidos na conversação no Facebook

O grafo acima mostra os atores envolvidos no debate sobre as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul no último final de semana. O tamanho e destaque de nós é ordenado pelas páginas que têm mais seguidores. A seguir podemos visualizar os clusters mais relevantes do grafo e a relação entre menções de hashtags e atores sobre os acontecimentos na plataforma Facebook. 

AtoresHashtags utilizadas pelos atores

O cluster rosa é marcado pela presença de clubes esportivos como o Cruzeiro Esporte Clube e o Esporte Clube Bahia, por canais de criação de conteúdo cultural e de entretenimento como o Mais Brasil, o Kwai Brasil e o CasalMaloka. Em conexão com a plataforma de comércio OLX e a organização ambientalista Greenpeace Brasil, todos estes atores se destacaram por uso da hashtag ‘sosrs’. É possível perceber que a tag ‘solidariedade’ faz ligação com as demais hashtags visto que é o foco principal do debate sobre os acontecimentos no Rio Grande do Sul, a solidariedade para as vítimas das fortes chuvas e enchentes. 

AtoresHashtags utilizadas pelos atores

O cluster marrom apresenta caráter noticioso visto que agrupa diversos veículos jornalísticos e de entretenimento como a TV Globo, a UOL Notícias, a Havan, o Gshow, o Jornal Nacional, a RedeTV! e diversos outros atores que estão cobrindo os acontecimentos. A hashtag ‘riograndedosul’ vem liderando o ranking de menções pelo oitavo dia seguido em que as análises estão sendo feitas. Esse recorte geográfico na hashtag indica a predominância de material jornalístico que está sendo produzido em volume intenso e o interesse em informar diferentes públicos a partir de publicações que se conectam. 

AtoresHashtags utilizadas pelos atores

O cluster vermelho agrupa atores relacionados ao futebol, tais como: “tntsportsbrasil”, “saopaulofc”, “sccorinthianspaulista” e “santosfutebolclube”. Eles divulgam ações solidárias lideradas pelos clubes para auxiliar os moradores do estado, isso é evidenciado pelas hashtags “#juntospelors” e “#solidariedaders”. Além disso, são compartilhadas informações sobre as repercussões do desastre no Rio Grande do Sul no futebol, isso explica a presença da hashtag “#brasileirao2024”.

AtoresHashtags utilizadas pelos atores

Apresentando atores institucionais como “lula”, “governodobrasil”, “exercitobrasileiro” e “gleisihoffman”, o cluster verde representa a conversação sobre medidas governamentais que estão sendo adotadas para prestar auxílio aos atingidos pelas enchentes, a hashtag “governolula” evidencia esse aspecto. Além disso hashtags como “#fab”, “#asasquesalvam” e “#asasqueprotegemopais” representam a repercussão da ajuda humanitária que a Força Aérea Brasileira, FAB, tem prestado, como o envio de doações. 

15 atores com mais seguidores 

  1. TNT Sports Brasil (25.658.298 seguidores) 

A página TNT Sports Brasil se destacou por compartilhar informações sobre as interferências no futebol provocadas pelo desastre no Rio Grande do Sul. A página informa sobre o adiamento das partidas de equipes do RS e sobre a possível interrupção de competições brasileiras. Entre as publicações com mais interações está um vídeo do diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, no qual ele se posiciona a favor da continuidade do futebol no Brasil. 

  1. TV Globo (17.662.155 seguidores)

A página da emissora de tv Globo realizou 5 publicações relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. Suas postagens compartilham ações solidárias de músicos como o movimento #SalveOSul e mostram as consequências do desastre como o alagamento do Aeroporto Salgado Filho. 

  1. RECORD (16.756.802 seguidores)

A página da Emissora de tv Record publicou 28 vezes sobre os desdobramentos da tragédia. As publicações consistem na atualização das informações sobre número de mortos, número de desaparecidos e operações de resgate. Além disso, a página compartilha o dia a dia de médicos e voluntários que têm atuado na linha de frente das operações de resgate. 

  1. O Boticário (15.248.353 seguidores) 

A empresa de cosméticos Boticário compartilhou sobre apoio que tem prestado aos atingidos pelas enchentes junto ao Movimento União BR. Entre as ações estão: apoio financeiro, doações de itens de higiene pessoal  e fornecimento de assistência médica e psicológica. 

  1. Clube de Regatas do Flamengo (13.442.340 seguidores) 

O Clube de Regatas do Flamengo foi responsável por 4 publicações relacionadas à tragédia no Sul. A grande repercussão da partida entre Flamengo e Corinthians no último dia 11 foi utilizada para promover ações de apoio ao RS, incluindo a exibição da chave pix do projeto Ação de Cidadania na camisa dos jogadores, para doação e o leilão de todas as camisas utilizadas em jogo visando arrecadar recursos para auxiliar as vítimas das enchentes

  1. Programa Pânico (12.846.117 seguidores)

O programa Pânico compartilhou um corte do programa no qual os apresentadores discutem, entre outros assuntos, a ida de Davi Brito e outros famosos para o Rio Grande do Sul 

  1. RedeTV! (12.793.998 seguidores) 

A emissora RedeTV compartilhou em suas 18 publicações relacionadas ao assunto, notícias sobre atualizações da situação que se encontra o RS. A maior parte das publicações referem-se a alertas da defesa civil e previsões climáticas. Contudo, a publicação com mais interações informa sobre uma doação realizada pelo apresentador Luciano Huck para as vítimas do desastre. 

  1. gshow (12.281.285 seguidores)

O portal de notícias Gshow realizou 7 publicações no final de semana, sendo uma delas no sábado (11) compartilhando a notícia de solidariedade em que o ganhador do BBB24 Davi Brito carrega caminhão com doações para as vítimas das fortes chuvas no RS. Na sexta-feira (10) a página publicou a matéria que tem como foco a estadia prolongada do surfista Pedro Scooby após alerta de chuvas fortes. Segundo a notícia, o Ex-BBB decidiu ficar para ajudar nos resgates caso seja necessário. As demais notícias tratam de campanhas de arrecadação de doações feitas por artistas, resgate de animais e ações voluntárias

  1. Cidade Alerta (11.961.261 seguidores)

O programa foi responsável pela postagem de 10 publicações, todas contendo trechos da cobertura televisiva dos acontecimentos no Rio Grande do Sul. O destaque aqui vai para registros do trabalho profissional e voluntário na ação de resgate de animais e pessoas, além de atualizações sobre a situação dos municípios após as chuvas do final de semana. Duas matérias fazem destaque também para um acontecimento do dia 11 de um homem com tornozeleira eletrônica suspeito de roubar um barco além da descoberta de um depósito que armazenava objetos roubados pelos criminosos

  1. g1 – O Portal de Notícias da globo (11.790.634 seguidores)

O portal de notícias G1 foi responsável pela publicação de 20 posts sobre os ocorridos nos últimos dias no RS. Em grande maioria, as publicações apresentam narrativas noticiosas que conferem certa urgência à situação atual após o volume de chuvas do fim de semana. Além disso, há a presença de uma publicação em específico que esclarece que é fake que o influenciador digital Felipe Neto havia superfaturado purificadores de água e outra que demonstra a preocupação do Presidente da República diante das centenas de mortes causadas pelas enchentes. 

  1. O Segredo (11.769.715 seguidores)

A página de notícias O Segredo publicou 22 vezes neste final de semana dando destaque principalmente para matérias do seu site que também está realizando uma cobertura intensa desde o início das análises. Uma delas faz menção a bebê gêmea de 7 meses que havia caído do barco de resgate na semana passada e foi encontrada morta no RS. Além das regulares notícias sobre contribuições e famosos, Ex-BBB’s e ações voluntárias, o portal publicou sobre o alto nível de inundação do rio Taquari localizado no município de Encantado (RS). 

  1. SC Corinthians Paulista (11.179.350 seguidores)

O clube esportivo paulista continua a arrecadar doações para destinar à população gaúcha através de campanhas que divulgam pontos de coleta em arenas. Como recurso para atrair o público foi utilizada a imagem do jogador de futsal Deives e da atleta Carol Tavares para promover atos de solidariedade

  1. Claudia Leitte (10.973.812 seguidores) 

A cantora carioca Claudia Leitte realizou uma postagem de celebração do dia das mães e pediu oração a todas as mães e filhos do Rio Grande do Sul. 

  1. UOL Esporte (10.113.257 seguidores)

O canal de notícias esportivas compartilhou 8 links que direcionam para seu site principal contendo matérias que falam sobre a relação futebol e acontecimentos no Rio Grande do Sul. A principal preocupação dos clubes de futebol no momento é arrecadar fundos e doações para ajudar as vítimas das enchentes

  1. Havan (9.635.765 seguidores)

A loja de departamento Havan compartilhou posts divulgando sua campanha que está sendo realizada em suas filiais para contribuir com a arrecadação de fundos para o RS. O Troco Solidário Havan já atingiu a marca de R$3 milhões doados e seguirá até o dia 31 de maio

HASHTAGS 

Figura 3 – Grafo que representa as hashtags mais compartilhadas na conversação no Facebook

O grafo acima apresenta a relação entre hashtags e a quantidade de menções que ela obteve nos últimos dias 10, 11 e 12 de maio. É possível perceber que a tag ‘riograndedosul’ se mantém em primeiro lugar por 8 dias seguidos por se tratar da localidade dos acontecimentos, no entanto foi mencionada 1.272 vezes menos em comparação com a análise do dia 09/05. Houve também  um rebaixamento da tag ‘solidariedade’ que passou a ocupar o quarto lugar no ranking e as tags ‘enchente’ e ‘noticias’ apresentaram maior destaque durante o fim de semana, isso porque os dias foram marcados por fortes chuvas que agravaram ainda mais a situação no Sul do país. 

Confira as hashtags mais compartilhadas e suas respectivas quantidades de menções:

RankingHashtagMenções
1riograndedosul753
2enchente167
3noticias158
4solidariedade 137
5sosriograndedosul137
6paratodos135
7resgate119
8enchentes110
9brasil97
10chuvas91
11rescue67
12diadasmaes63
13chuva60
14serhumano57
15gatos56

Confira abaixo as publicações compartilhadas no Facebook com maior número de interações:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.
15. 

Por: Isadora Gonçalves Eleutério Dias Araújo e Eduarda Fernandes

Compartilhe

Comentários