Instalando Gephi 64 Bits e aumentando a memória máxima
14 de maio de 2013
por allancancian
O Gephi possui uma limitação padrão de 512MB de memória para serem usadas por vez no programa. Entretanto, para datasets complexos torna-se necessário fazer um procedimento para aumentar o espaço de memória e rodar normalmente sua rede. Leia abaixo o tutorial que explica passo-a-passo a resolução deste problema:
Pré-requisitos:
Seu computador deve ter um processador de 64 bits:
- Windows: vá em Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Sistema. Abaixo das informações de processador e memória, está a versão do seu sistema operacional. Deve estar escrito 64 bits para que você possa utilizar o Java 64 bits;
Você deve instalar o Java 64 bits:
- Entre em http://www.java.com/en/download/index.jsp ;
- Clique em “Free Java Download”;
- Para escolher especificamente a opção de 64 bits, clique um pouco mais abaixo em “See all Java downloads”
- Windows: selecione Windows Offline (64-bit);
- Instale o Java, não clique apenas em avançar/prosseguir/Next. Lembre-se de desmarcar a opção de instalar a “Ask Toolbar”.
Procedimento:
Uma vez instalado preenchidos estes requisitos, o Gephi deve ser configurado para ser executado utilizando o esta versão do Java, para isto, faça o seguinte:
- Na pasta C:\Program Files (x86)\Gephi-0.8.2\etc está o arquivo de configuração do Gephi, chamado gephi.conf. Faça uma cópia deste arquivo para o seu deskop ou outra pasta de fácil acesso. Renomeie o original para gephiOLD.conf;
- Abra a cópia que você fez no passo anterior utilizando o Wordpad e faça as alterações abaixo:
- Apague a linha começada com “#jdkhome” e troque-a pelo texto abaixo(observe que a nova linha não terá o caracter # no início). Isto fará com que o Gephi utilize o Java 64 no lugar do Java padrão(32 bits), com as aspas duplas: jdkhome=”C:\Program Files\Java\jre7″. Se copiar e colar esta linha, apague as aspas no início e no final e digite-as novamente, pois o WordPress converteas aspas normais em curvas e isto causará problemas para o Gephi.
- Na linha começada com “default_options” onde lê-se -J-Xmx512m escreva -J-Xmx2048m. Isto fará com que o Gephi tenha 2Gb de memória disponíveis;
- Salve o arquivo, copie-o para a pasta C:\Program Files (x86)\Gephi-0.8.2\etc. Se for requisitada permissão de administrador, forneça a autorização;
- Na pasta C:\Program Files (x86)\Gephi-0.8.2\bin crie um atalho para o programa gephi64. Para criar um atalhio na área de trabalho, clique com o direito, selecione a opção “Enviar para” e selecione “Área de Trabalho”.
- O atalho criado no passo acima deve ser usado para abrir o Gephi na versão de 64 bits, que é capaz de utilizar mais memória.
Obs.: em caso de erro ou problemas durante os passos acima, renomeie o arquivo gephiOLD.conf em C:\Program Files (x86)\Gephi-0.8.2\etc para gephi.conf. Isto substituirá o arquivo modificado pelo original “de fábrica” do Gephi, cuja cópia foi feita no início.
Tutorial criado por Marcus Leite, integrante do LABIC.
Comentários