Empresas e celebridades mobilizam arrecadações online para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul (09/05)


WORD GRAPH

 

As campanhas de solidariedade e a difusão de informações sobre as chuvas no Rio Grande do Sul predominaram na conversação no Facebook na última quarta-feira (8). O grafo acima mostra quais termos foram mais utilizados no debate sobre as enchentes na plataforma no período.

 

Para compreendermos melhor as discussões que mobilizaram a atenção do público na plataforma, vale olhar com mais cuidado cada grupo que compõe a rede de palavras acima.

O cluster azul reúne tanto termos genéricos como “rio”, quanto aqueles que se referem às necessidades das “famílias” afetadas pela tragédia. O foco aqui são as campanhas de doação para arrecadação de recursos financeiros e de itens em falta. Assim, majoritariamente, os termos do cluster referem-se aos recursos dos quais os atingidos têm tido necessidade, como “donativos”, “ajuda”, “pix”, “roupas”, “produtos”, “limpeza”, “ração”, “colchões” e “perecíveis”. Alguns nós referem-se ao próprio processo envolvido em prestar ajuda, como “equipe”, “voluntários”, “doação”, “atingidas”, “doar”, “solidariedade”, “importar”, “comunidade” e “precisa”. Como exemplo de mensagens que representam a conversação presente neste cluster, podemos mencionar:

 

Já o cluster verde, apesar de manter-se falando do desastre e das necessidades dos atingidos, tem uma tonalidade institucional. Aqui, o foco não é a comunidade, e sim as instituições. Isso fica claro nos termos “município”, “prefeitura”, “cidade”, “abrigos”, “RS”, “secretaria”, “municipal” e “centro”. Além dos termos que indicam as instituições, há também outros termos referenciais mais técnicos, como “terça feira”, “semana”, “dias”, “Maio” e “gaúcha”. Os nós menores carregam termos mais amplos que se referem à preocupação com situação no estado, tais como: “água”, “enchente”, “chuva”, “lagoa”, “vento”, “inundações”, “abastecimento” e “alerta”. Abaixo, pode-se ver dois conteúdos que representam bem o tipo de conversação englobada por este conjunto:

O cluster roxo agrupa uma série de termos ligados às informações e desinformações sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, é possível perceber a presença de uma debate em torno da “fake news” de que o Governo Federal estaria barrando a entrada de veículos com doações nos municípios. Os termos “caminhoes”, “video”, “fake”, “news” e “veiculos” representam muito bem esta narrativa. Há também a presença de termos que conferem às notícias um teor da ação governamental diante dos acontecimentos, dentre eles estão “presidente”, “disse”, “governador”, “lula” e “transporte”. É importante ressaltar que o Governo Federal realizou uma operação contra as fake news espalhadas neste período de calamidade. Conteúdos que representam bem a conversação presente no cluster podem ser conferidos abaixo:

 

FOLLOWERS AT POSTING

 

O grafo acima mostra os atores envolvidos no debate sobre as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. O tamanho e destaque dos nós é ordenado pelas páginas que têm mais seguidores. Abaixo, podemos visualizar os clusters mais relevantes do grafo.

O cluster verde escuro traz um agrupamento quase puramente midiático, reunindo a participação de atores como o Gshow, UOL, UOL Notícias, Jornal Nacional, Band Newws TV, VEJA, Metrópoles, Terra, entre portais de notícias menos conhecidos. Os nós referentes ao Ministério da Saúde e ao Padre Reginaldo Manzotti fogem a esta classificação, e participam do cluster provavelmente pelo uso comum de termos institucionais a todos os membros.

Os clusters verde claro e rosado apresentam uma concentração de páginas de jornalismo esportivo. No primeiro, constam páginas como a do UOL Esporte, SporTV, São Paulo FC e Santos Futebol Clube. Já  no segundo, o maior nó é o da TNT Sports Brasil. Mantendo a temática futebolística, seguem-se as páginas de clubes, como o Atlético Mineiro e o Portal do Holanda, e as de fã clubes, como o Cartola mil grau, Galo na veia, Eu amo o Grêmio, entre outras.

O cluster marrom traz, principalmente, páginas pertencentes à rede Record, como a do Balanço Geral, Cidade Alerta e Portal R7.

O cluster verde limão agrupa páginas de resgate e cuidados com os animais, como veterinários, abrigos e instituições beneficentes.

A lista dos 15 atores com mais seguidores que aparecem no grafo é:

1.A loja Shopee (26.521.537 seguidores) fez uma campanha de arrecadação que gera um cupom de desconto para uso no site. Além de promover a vaquinha, eles estimulam as compras dos itens selecionados e participantes da promoção.

2.A TNT Sports Brasil (25.649.581 seguidores) fez duas postagens em que menciona o acontecido no RS. Uma mostrando jogadores do Botafogo que homenagearam as vítimas em campo e outra veiculando o vídeo de solidariedade de um ex-jogador do Grêmio. Nos dois posts, ressaltaram que é possível fazer doações para ajudar as vítimas.

3.A TV Globo (17.656.224 seguidores) fez uma postagem sobre a notícia do resgate do cavalo Caramelo que estava preso em cima do telhado de uma casa. Em outra postagem, o perfil da emissora divulgou o depoimento da médica e ganhadora do BBB20 Thelma, que viajou até o RS para ajudar no fornecimento de atendimento médico aos atingidos pelas enchentes.

4.A página dos músicos Jorge e Mateus ( 17.205.338 seguidores) está promovendo uma rifa beneficente de itens personalizados ou até únicos dos cantores. Eles afirmam que todo o valor arrecadado já tem destino: dois fãs que estão ajudando no enfrentamento aos resultados da enchente.

5.A página Tastemade Brasil (17.033.267 seguidores) também publicou uma campanha de arrecadação e as formas como cada um pode ajudar o Rio Grande do Sul. O recurso utilizado pela página foi o carrossel de fotos, extremamente útil para propagar grande volume de texto de forma mais visual.

6.A RECORD (16.756.692 seguidores) publicou uma série de postagens contendo notícias e atualizações sobre o estado dos municípios do Rio Grande do Sul. Os principais informes fornecidos pelo canal de notícias são referentes ao número de mortes provocadas pelas enchentes e previsões de mais chuvas no sul do país. Foi divulgada também a cobertura das ações voluntárias no RS e o caso do desaparecimento de uma criança no município de Canoas.

7.O Portal R7 (13.568.757 seguidores) realizou 38 postagens também noticiando os acontecimentos no Sul. As notícias variam entre atualizações sobre o estado dos municípios, número de mortos e campanhas de doação. Há também a presença de matérias que falam sobre ações governamentais que estão sendo executadas para mitigar as consequências da calamidade ambiental e o incidente do ganhador do BBB24 Davi, que compartilhou o PIX pessoal para receber doações para ajudar vítimas no RS.

8.O Clube de Regatas do Flamengo (13.443.038 seguidores) é um dos grandes clubes de esportes do Brasil que está realizando postagens diárias com campanhas de arrecadação de doações para a população gaúcha. Na postagem do dia 8 o clube informa que, no jogo deste sábado (11), serão instalados pontos de coleta de doações no Maracanã.

9.O Programa Pânico (12.846.550 seguidores) realizou uma abordagem diferente para tratar da discussão sobre doações à população gaúcha. Utilizando um recurso audiovisual, reforçaram também a discussão sobre divulgar ou não quando é feita uma doação, fomentando ainda mais o debate sobre a necessidade de prestar auxílio seja de forma anônima ou pública.

10.A RedeTV! (12.793.528 seguidores) é uma rede televisiva que está fazendo uma movimentação de postagens na plataforma abordando variados temas. Há uma postagem da mobilização realizada pelo vencedor do BBB24 para arrecadar doações para o RS. Há também a presença de notícias informativas como a do bebê de 7 meses que desapareceu após barco de resgate virar e há também o compartilhamento da notícia de uma produtora de conteúdos adultos que reverteu seus lucros para o Rio Grande do Sul.

11.O grupo de viagens Hurb (12.298.225 seguidores) realizou uma postagem divulgando seu apoio à ‘Linha de Frente pelos Animais no RS’, uma iniciativa de resgate e cuidado de animais nos municípios afetados pelas enchentes.

12.O Gshow (12.277.744 seguidores) realizou 4 postagens sobre a ação de famosos diante dos acontecimentos sendo uma delas sobre as Ex-BBBs Marcela Mc Gowan, Thelma Assis e Amanda Meirelles que também são médicas e estão agindo em trabalho voluntário no Rio Grande do Sul. Há também uma matéria sobre o vencedor do BBB24 Davi Brito que prestou contas sobre arrecadações que foram direcionadas ao seu PIX pessoal.

13.O Cidade Alerta (11.961.498 seguidores) é um dos veículos de notícias que está realizando cobertura em tempo real dos acontecimentos e nesta publicação o repórter acompanha os trabalhos de ajuda humanitária e resgate de animais em Porto Alegre.

14.O portal de notícias O Segredo (11.769.161 seguidores) publicou 18 vezes no dia 8 de maio, todas elas com conteúdo de solidariedade, boas ações e doações. Dentre suas publicações com maior destaque temos a notícia de doação de lucros de shows do Astro sul-coreano Sung Hoon, a boa ação do Ex-BBB Pedro Scooby em resgatar animais e a emoção do jornalista William Bonner em ver pai que saiu na chuva em busca de comida.

15.O clube de esportes SC Corinthians Paulista (11.179.565 seguidores) realizou uma postagem compartilhando um momento de dedicação do gol do jogador Yuri Alberto a população do Rio Grande do Sul e  linkando como é possível fornecer ajuda neste momento.

HASHTAGS

 

O grafo acima apresenta a relação entre hashtags e a quantidade de menções que ela obteve no dia da coleta (8). A hashtag ‘riograndedosul’ continua liderando o ranking na quantidade de menções por se tratar da localidade da tragédia, seguido pelas hashtags ‘solidariedade’ e ‘sosriograndedosul’ é possível perceber a urgência em ações de doações e ajuda para as vítimas das enchentes.

 

  • riograndedosul | hashtag mencionada 792 vezes
  • solidariedade | hashtag mencionada 212 vezes
  • sosriograndedosul | hashtag mencionada 183 vezes
  • noticias | hashtag mencionada 160 vezes
  • enchentes | hashtag mencionada 147 vezes
  • chuvas | hashtag mencionada 114 vezes
  • enchente | hashtag mencionada 92 vezes
  • ajudars | hashtag mencionada 87 vezes
  • brasil | hashtag mencionada 76 vezes
  • sosrs | hashtag mencionada 71 vezes
  • forcars | hashtag mencionada 67 vezes
  • portoalegre | hashtag mencionada 58 vezes
  • doacoes | hashtag mencionada 58 vezes
  • paratodos | hashtag mencionada 54 vezes
  • ajuda | hashtag mencionada 52 vezes

 

Compartilhe

Comentários