As cores das ruas: plotagem das manifestações de junho


Quando se trabalha com grandes volumes de imagens existem várias combinações de parâmetros possíveis para se gerar as visualizações. O programa ImageJ, juntamente com o plugin ImagePlot, permite escolher esses parâmetros que serão determinados para o eixo x e eixo y da visualização. Atualmente contamos com os parâmetros de cor (hue), brilho médio (brightness median), saturação média (saturation median), horário de publicação do tweet e a frequência com a qual o link da imagem foi postado.

Nos diversos gráficos plotados, nota-se que a cor predominante  presente nas imagens é um fator importante a ser considerado na análise de grandes datasets. Um exemplo claro é o #vemprarua, que conta com mais de 85.595 imagens, e traz uma pluralidade de elementos, como imagens de cartazes convocatórios, protestos diurnos ou noturnos, fotos aéreas, fotos selfies, entre outros.

Na visualização acima, uma análise superficial revela alguma características interessantes acerca da manifestação do #vemprarua. A concentração de imagens mais claras, posicionadas na parte inferior do gráfico, é composta por imagens de cartazes convocatórios, manifestações à luz do dia, prints de páginas da web, recortes de jornais e até mesmo charges. A manifestação noturna segue distribuída por todo o dataset, conforme a quantidade de outras cores presentes no preto, mas é na faixa alaranjada (devido principalmente da iluminação pública) que há uma predominância da rua. As faixas amarela e vermelha também são marcadas por convocatórias, trazendo o contraste dessas cores com o preto; as faixas verde e parte da azul trazem conjuntos de bandeiras do Brasil, bastante veiculadas durante as manifestações; e as partes roxa e rosa trazem a manifestação noturna nas nuances dessas cores.

Compartilhe

Comentários