Repercussão no Twitter da condenação de Lula
26 de janeiro de 2018 • por Labic
Por Adriana Ilha, Bianca Bortolon, Johanna Honorato, Luisa Perdigão, Nelson Reis, Tasso Gasparini, Veronica Haacke e Willian Lopes
O julgamento do recurso contra a condenação do ex-presidente Lula, por desembargadores da 8ª turma do TRF4, repercutiu em larga escala nas redes sociais durante todo o dia do julgamento. Entre 8:30h e 23:59h de ontem, 24 de janeiro de 2018, coletamos mais de 2 milhões de tweets contendo o termo “lula” ou uma das seguintes hashtags: #LulaNaCadeia, #TRF4 e #CadêaProva. Desses, 954.070 eram tweets únicos referentes aos 309.065 usuários que participaram da controvérsia em 54 diferentes países, a uma frequência de 61.554 tweets publicados por hora. Ao todo, 682.712 retweets foram identificados, originados de 216.777 tweets originais, publicados por 30.262 usuários. O grafo abaixo representa estes dados:
Entre os usuários de maior repercussão na rede, isto é, os que mais receberam retweets, estão: @evoespueblo (Evo Morales, presidente da Bolívia); @cfkargentina (Cristina Kirchner, senadora argentina); @crlmundstock (Carolina), @filipetois (Filipe Tois) e @limonadadeuvaperfis (Mel).
A maior parte das publicações foi feita pelo aplicativo para Android (47,6%). Anexadas às publicações, encontram-se 33.500 imagens, além de 50.072 urls, incluindo publicações em jornais brasileiros e estrangeiros. Apenas 438 tweets possuíam geocoordenadas, porém a partir de um segundo script, geolocalizamos 8.116 tweets, que foram então dispostos em um mapa disponível em: http://bit.ly/2neRKPl
A partir do algoritmo de modularidade, presente no software de análise de redes que utilizamos (Gephi), identificamos nove diferentes perspectivas com tamanho igual ou superior a 5% do total de usuários (nós) da rede, ilustradas por distintas cores. Cada uma dessas perspectivas representa um conjunto de usuários aproximados por suas conexões, que servem de base empírica para nossa análise, através de cartografias das redes que compõem. A seguir, encontra-se uma tabela com as estatísticas gerais de cada perspectiva, de maior para menor tamanho:
ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS
Na perspectiva ciano, percebeu-se que os perfis utilizam o humor e a descontração para defender Lula, muitas vezes com memes e gifs. Destaca-se também a oposição a uma possível candidatura e vitória de Jair Bolsonaro na eleição presidencial (Lula, meu querido, talvez seu maior erro tenha sido tirar o Brasil do mapa da fome ou ter incluído, por meio de seus programas, a classe mais pobre nas universidades. #Lula). Logo, as publicações demonstraram um desejo de que Lula não seja condenado e que possa ser eleito presidente, em oposição à Bolsonaro.
Outras publicações destacaram ações realizadas no governo Lula, como os Programas ProUni e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) [“quem for contra Lula e tiver tentando vaga no Sisu, cancele a inscrição por favor”]. Alguns usuários comentam sobre uma participante do programa Big Brother Brasil, que é apontada como apoiadora do Lula, mas estaria alheia ao julgamento por estar confinada (“tadinha da fada gleice toda feliz na casa sem saber sobre a condenação do lula. #bbb18“).
A perspectiva azul escura caracterizou-se por perfis de sites que se autodenominam web jornalísticos e opinativos, além de perfis de usuários individuais que se identificam como escritores, artistas e analistas políticos, dentre outros. Apesar de diferentes usuários, observou-se na rede que os tweets enfatizam a condenação de Lula, caracterizando os votos dos desembargadores a gols em um placar esportivo. Ressaltam os argumentos utilizados pelo relator do julgamento do recurso do ex-presidente para contradizer os argumentos da defesa, e a sustentação de provas suficientes não só para a sua condenação, mas também para a prisão imediata. Elogiam a instituição jurídica (TRF4) por um julgamento pautado na lei e não em fins políticos. E reportam a necessidade de recolher o passaporte do Lula, na medida em que sua prisão não foi imediata. Citam ainda as carreatas em comemoração à sentença em segunda instância do petista e o aumento das ações na bolsa de valores. E, por fim, mencionam sobre a repercussão da tag “política” #molusconacadeia, na medida em que acreditam que no Twitter a hashtag #lulanacadeia estava sendo derrubada.
(RT @o_antagonista: Urgente: 1 a 0 pela condenação de Lula. https://t.co/egMiasYWkC https://t.co/oclJUugCSV)
(RT @Ro_Moller: Vamos ver quanto tempo o Twitter vai deixar a tag (#MoluscoNaCadeia) contra o Lula nos destaques!!! Está dando até nojo da p…)
(RT @Ro_Moller: Já estou imaginando a choradeira dos “jornalistas” caso Lula leve um 3×0 no #TFR4! Olhos vermelhos e molhados na hora de dar…)
(RT @flaviomorgen: UNANIMIDADE!!!!!!!!!!!!!! LULA PRESO AMANHÃ!!!!!!!!!!!!! CHORA, PETISTA BOLIVARIANO!!!!!!!!!!!!!! Esse país tem esperança…)
(RT @flaviomorgen: O Twitter “sumiu” com a hashtag #LulaNaCadeia. Continuem usando, mas usem também outras para subirem pros TT`s, como #Con…)
(RT @BlogdoNoblat: Se a prisão de Lula poderá ocorrer dentro de um ou dois meses, é recomendável que se confisque o passaporte dele. Lula es…)
Dentro da perspectiva verde, destacaram-se perfis de usuários de língua estrangeira, os quais apresentaram um posicionamento predominantemente favorável à condenação, com mensagens de comemoração a uma possível prisão, comparando o governo Lula ao governo Kirchner.
Nos tweets de comemoração houve menções à esquerda e ao Lula como corruptos e ladrões, apoiando a condenação de 12 anos. Colocaram também que a população brasileira comemorou e celebrou a notícia como um símbolo de justiça.
(RT @AgustinLaje: A los zurdos no les importa apoyar a un ladrón con tal de que el delincuente esgrima ideas de izquierda. Pasa siempre: los K, Chávez, Castro, y ahora Lula. Es la doble moral del progre. #JusticiaPorLula)
(RT @RoderickNavarro: Juez pide aumentar la pena a 12 años para Lula Da Silva. Brasil está saliendo a las calles a celebrar. ¡Van a caer los aliados de Maduro uno a uno!)
(RT @MMalaverM: Los brasileños celebrando esta tarde que la justicia de su país no haya dejado escapar al corrupto Lula Da Silva, el socio mayor de Chávez ( video))
(RT @JMendoza_Peru: -Brasil nos da el ejemplo: Condenan a Lula (ídolo de tantos tontos útiles y ladrones en Perú y América Latina) a 12 años…)
Os demais tweets demonstraram a mesma insatisfação com a esquerda da Argentina, realizando críticas ao governo de Cristina Kirchner, como, por exemplo:
(RT atlanticsurff: La Justicia confirmó la condena contra Lula por corrupción y no podrá ser Candidato. Acá tenemos una ex Presidenta que devastó un País, reventó las arcas públicas y hasta se cargó a un Fiscal. Hoy es “Senadora” Bien por Brasil.)
(RT @Winston_Dunhill: 12 años de prisión a Lula por recibir un departamento de U$S 1,2 millones. Si la cuenta no me falla, aplicando regla de tres simple a Flopy Kirchner le corresponden 60 años en Ezeiza.)
(RT @GFrondizi: La realidad es que Lula fue preso por quedarse con un departamento. Y cfk está libre por quedarse con un PBI ..245 casas 4 hoteles y 600 millones uss …….. Brasil 6ta potencia. Argentina n 63. Algo más?)
Ao analisar a perspectiva laranja, percebeu-se que essa é uma rede característica de perfis que fazem compartilhamento de conteúdos humorísticos. Contudo, nela também estão presentes perfis de mídia, como o G1 e perfis oficiais, como é o caso da ex-presidenta Dilma e o do apresentador Luciano Huck. Esses três usuários se encontram inseridos nessa rede devido a subversão de seus tweets antigos pelos perfis humorísticos para gerar piadas e memes com novos significados, os inserindo na temática de julgamento e condenação do ex-presidente.
No caso, o G1 se encontra em destaque na rede laranja, apesar de fazer publicações informativas e o acompanhamento ao vivo do julgamento, obteve um grande número de compartilhamentos através do tweet publicado em 2012: “RT @g1: Lula faz sexo por 3 horas e precisa de descanso para músculos, diz estudo http://t.co/bxJRnKdP”. No caso, as contas de humor fizeram referência ao animal lula com o ex-presidente para gerar a piada.
Já a conta oficial de Dilma Rousseff se destaca na rede devido a apropriação de um tweet publicado em 27 de outubro de 2013, em que ela parabeniza o ex-presidente pelo seu aniversário. “RT @dilmabr: Parabéns, Lula! #DiadoLula”, foi também ressignificado em outros momentos anteriores ao julgamento de Lula, quando começaram as investigações acerca de suas propriedades e escândalos de desvio de dinheiro público, retornando ao contexto de seus julgamento. Uma situação semelhante a do usuário de Luciano Huck. Em 2011, o apresentador publicou o tweet “RT @LucianoHuck: Saude ao presidente Lula!!!!” quando o ex-presidente começou um tratamento de quimioterapia para vencer o câncer na laringe. A subversão do tweet foi realizada como forma de ironia e sarcasmo para se encaixar ao contexto de sua condenação.
A perspectiva é composta por usuários que replicam conteúdos humorísticos sobre a condenação de Lula. Predomina a crítica à Lula e seus apoiadores, por meio de memes, piadas e deboche (“Lula já recebeu seu uniforme de presidiário”). Também há a presença de piadas e referências a times de futebol, especialmente o Corinthians, time para qual Lula já declarou torcer (“O São Paulo nessa situação e vocês assistindo o julgamento do Lula”). No geral, os usuários se posicionam a favor da condenação de Lula, considerando-o culpado pelos crimes apontados no julgamento.
Na perspectiva vermelha, observou-se uma forte presença de perfis de jornalistas e mídias independentes, além do perfil oficial do Partido dos Trabalhadores.
As menções sobre o julgamento de Lula consistiram em mensagens, de um lado de apoio ao ex-presidente, e de outro, as críticas à mídia tradicional e à decisão de condenação pelos desembargadores da 8ª turma, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – caso referente à propriedade do apartamento Tríplex, na cidade do Guarujá.
Durante o julgamento, as publicações retrataram os atos de manifestações em nível nacional e internacional a favor da absolvição do ex-presidente, como um ato de defesa da democracia e contra a perseguição política atribuída a falta de isenção da sentença do julgamento em primeira instância (Ex: “RT @MidiaNINJA: Ontem, 23, em Nova York, militantes do Defend Democracy in Brazil realizaram um ato público em defesa da democracia e do di…” “RT @J_LIVRES: O Moro disse que Lula foi condenado por “atos indeterminados”. Ninguém pode ser condenado por “atos indeterminados”. Não há a…” “RT @ptbrasil: Moro absolveu mulher de Cunha porque não houve prova – segundo ele – que ela recebeu dinheiro da Petrobras, mas condenou Lula…”).
Ressaltou-se, ainda, o apoio de personalidades estrangeiras, como por exemplo a manifestação do ex-jogador Diego Maradona em sua rede do Facebook (“RT @ptbrasil: Diego Maradona demonstrou apoio a Lula em sua página do Facebook. #Maradona #CadêAProva 👉👉 https://t.co/CjUvY28utj https://t.…”), e de representações de órgãos internacionais, sendo a presença do Advogado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) republicado por vários usuários (RT @J_LIVRES: Geoffrey Robertson advogado de Lula no processo que corre na ONU, é uma referência mundial em Direitos Humanos e acompanha ag…).
Em outras menções, exaltou-se a inocência de Lula, como ele venceu em sua vida pessoal, suas ações positivas enquanto presidente do Brasil ao implementar vários programas sociais, a ausência de provas documentais para sua condenação e a importância de lutar para que a justiça seja feita ao seu favor.
Quanto às críticas à mídia tradicional, as publicações reprovaram a veiculação da notícia sobre o veredicto de condenação do ex-presidente antes mesmo do fim do julgamento, o qual estava sendo transmitido em tempo real. (RT @MidiaNINJA: GOLPE SE FAZ ASSIM: Bandnews já dá o processo de #Lula por encerrado antes mesmo do resultado final. #CadeAProva https://t.…).
No que se referiu ao julgamento e ao seu resultado, os tweets mencionaram a ausência de isenção dos desembargadores no julgamento do recurso, caracterizando o evento como um ato político contra o ex-presidente Lula, e, consequentemente, em uma condenação injusta, parcial e sem provas documentais (Exemplos: RT @comunacritico: Enquanto Lula está sendo julgado sem provas, Temer está fora do país afirmando que as instituições estão funcionando e q…RT @MidiaNINJA: Lula é recebido nos braços povo que se solidariza contra a perseguição política sofrida no processo de condenação do ex-pre… RT RT @MidiaNINJA: #PovoComLula: Contra a condenação injusta de um tribunal que falou de tudo, menos de provas! #CadêAProva #Lula https://t.co…).
Em resposta à condenação do Lula em segunda instância, os tweets consistiram em mensagens de solidariedade, divulgação e acompanhamento de atos de manifestação em favor Lula, e da sua candidatura à presidência no ano de 2018 enquanto um processo de defesa da democracia (EX: RT @MidiaNINJA: Esse julgamento diz muito sobre o Brasil. Foto: Mídia NINJA #lula #eleiçãosemlulaéfraude #cadêaprova https://t.co/WYiGacgj… RT @J_LIVRES: DUTRA PARADA! “Povo fecha Rodovia Rodovia Presidente Dutra com fogo em defesa da Democracia e contra a injusta condenação de…).
Na perspectiva amarela têm destaque os tweets da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner e do presidente da Bolívia, Evo Morales, que publicaram em seus perfis oficiais fotos de Lula em meio ao povo brasileiro, e fotos juntos com o Lula e mensagens de apoio contendo a hashtag #JusticiaPorLula.
(RT @CFKArgentina: Acompañamos a Lula y al pueblo de Brasil. #JusticiaPorLula @LulapeloBrasil https://t.co/YvZnOHRose)
(RT @evoespueblo: Por la verdad y la democracia que es fuerza viva de los pueblos, apoyamos a nuestro Hno Lula da Silva, víctima de una conspiración por haber liberado de la pobreza 30 millones de brasileños. Por miedo de perder en las urnas, la derecha pretende inhabilitar candidatura del pueblo.)
As publicações consistiram nos temas: a relação do Lula com o povo, a espera por justiça e “verdade” e a sua provável vitória na eleição de 2018. Ainda mencionou-se sobre uma possível conspiração da direita conservadora. Os atores demonstraram posição de apoio ao Lula, tendo como argumentos a assistência ao povo brasileiro pobre e a luta pela democracia.
(RT @UniCiudadanaAR: Defender a Lula es defender la Democracia. #JusticiaPorLula #EleiçãoSemLulaéFraude https://t.co/OpD1h3HGF5)
(RT @felixcrous: Lula: “Nunca pensé que poner un plato de comida en la mesa de un pobre generaría tanto odio de una élite harta de tirar comida a la basura”.)
(RT @mayrasmendoza: Buscan proscribir a Lula, porque no quieren que el pueblo lo elija, saben que gana! #JusticiaPorLula #EleiçãoSemLulaÉFraude)
(RT @rechimuzziok: Confirman la condena a Lula. El candidato que tiene más intencion de voto en Brasil. Ojalá empiecen a abandonar la ilusión de que en la región hay Democracia.)
Com o resultado do julgamento, acusaram a direita conservadora de realizar uma conspiração e perseguição política ocasionando na condenação sem provas do ex-presidente. O presidente Michel Temer foi citado como exemplo de político cujas ações questionáveis parecem não ser levadas em consideração na dinâmica da justiça brasileira. Aparece também um artigo de opinião publicado no The New York Times que fez menção ao julgamento dizendo que “nos estados unidos, a mesmas acusações nem seriam levadas a sério”, tornando-se mais um argumento para os participantes dessa perspectiva.
(RT @Mr_Bosnio: A Lula le atribuyen un departamento que no está a su nombre y en el que no pasó una sola noche, y le vale la cárcel y la proscripción. A Temer lo grabaron diciendo DALE EL SOBORNO A FULANITO y le vale seguir siendo el presidente de Brasil a través de un golpe blando.
(RT @elloropolitico: Temer fue filmado pidiendo un soborno y es Presidente. Lula, sin ninguna prueba en contra, es condenado a prisión #lawf…)
(RT @RossiAgustinOk: Persecución política, mentiras, difamaciones, causas inventadas sin pruebas… La derecha de Brasil mediante el partido judicial condena al compañero Lula da Silva con el único fin de proscribirlo para que no se presente en las próximas elecciones presidenciales. #JusticiaPorLula)
(RT @PeriodistaPeron: En Brasil adelantaron 7 meses el jucio a Lula sin ninguna justificación y lo condenan por lo que “seguramente” habría hecho y porque, si bien nunca recibió el departamento, “se lo iban a dar”. Bonadio al lado de estos tipos es Dalmacio Vélez Sársfield.)
(RT @tunykollmann: El New York Times adelantando q el fallo sobre Lula es un fraude https://t.co/IFi6nXXFzy)
Na perspectiva em verde água estão presentes os perfis de mídias tradicionais, demonstrando um caráter mais informativo em suas publicações. Esses perfis destacaram-se por fazer a cobertura online do julgamento do ex-presidente Lula e por compartilharem o resultado do julgamento e a alteração da sentença da condenação de Lula para 12 anos, obtendo muitos retweets.
Na perspectiva roxa, apesar da presença de alguns perfis jornalísticos, destacam-se os tradicionalmente de humor (piadas e ironias). Os usuários se posicionaram contra o julgamento do ex-presidente Lula, demonstrando preocupação com o seu significado para a democracia brasileira, ao mesmo tempo em que criticavam a situação política do país.
Exemplo: “COERÊNCIA Congresso salva o Temer “hmm” Congresso salva o Temer de novo zZZ Gilmar Mendes barra investigação contra o Aécio “aé?” Julgamento do Lula “É HORA DE SALVAR O PAÍS DA CORRUPÇÃO E ACABAR COM ELA DE UMA VEZ POR TODAS, LULA NA CADEIA, FORA TODOS OS CORRUPTOS!””
As publicações ressaltaram a necessidade de combater a corrupção de forma imparcial no atual cenário político. Outra preocupação refere-se ao significado da condenação de Lula para o futuro da esquerda brasileira (“Bom, agora a esquerda chora a prisão do Lula por uns bons anos ao invés de achar candidatos viáveis com políticas sociais boas.”).
ANÁLISE DAS HASHTAGS
A rede apresentou um total de 9.314 hashtags indexadas nas conversações entre os usuários. Com um total de 53.269 usos, a #TRF4 indicou o local em que ocorria o julgamento, sendo referenciada para comentar o julgamento, independente do posicionamento do usuário. Ela também foi utilizada por veículos de mídia que cobriam a decisão dos juízes.
Entre as hashtags a favor da condenação do ex-presidente Lula, destacaram-se #LulaNaCadeia (86.692 menções), #MoluscoNaCadeia (49.110 menções) e #CadeiaSemLulaÉFraude (14.091 menções). Entre as publicações com #MoluscoNaCadeia, mencionaram que a #LulaNaCadeia parecia estar sendo derrubada no Twitter, incentivando o uso da #MoluscoNaCadeia como uma forma de expressar sua opinião na rede..
Já as hashtags #CadeAProva (61.799 menções), #EleiçãoSemLulaÉFraude (12.697 menções) e #JusticiaPorLula (11.521 menções) apresentaram no teor de suas menções a posição contrária à condenação de Lula, tanto no nível nacional quanto internacional. CAbe ressaltar que a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner e outros usuários em língua espanhola, simpatizantes do ex-presidente brasileiro fizeram uso da #JusticiaPorLula.
Menções e Replies ao @lulapelobrasil
No período entre os dias 24 e 25 de janeiro, foram coletados tweets que contêm menções feitas ao perfil oficial do ex-presidente Lula no Twitter. A coleta abrangeu 15.49 horas e contabilizou-se o volume de 7335.68 tweets por hora. @LulaPeloBrasil recebeu 113.697 menções vindas de 54.349 usuários e, ao todo, 180.737 interações foram geradas na rede. Estão presentes 27 países, e além do Brasil destaca-se a participação da Argentina. Também foi possível mensurar a quantidade de compartilhamentos de tweets que contém @LulaPeloBrasil. No total, foram coletados 77.935 retweets de 38.129 perfis no período.
O grafo abaixo ilustra a rede de menções que circunda o perfil do ex-presidente no Twitter. É possível observar que há um predomínio de usuários favoráveis ao presidente Lula por se tratar de uma rede de tweets que fazem menção ao seu perfil. Aqui estão presentes perfis que se solidarizam e que se posicionam contrários à condenação de Lula. Muitos são políticos de países latino americanos que demonstram preocupação com o cenário político do Brasil e consideram a condenação um reflexo da onda autoritária que assola a América Latina e uma afronta à democracia. Observou-se também que há ocorrência de hashtags, muitas em espanhol, que reforçam a demonstração de apoio ao político, como #justiciaporlula e #fuerzalula.
Entre as menções que obtiveram maior destaque estão os tweets da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, do perfil @jmkarg, do político argentino @Kicillofok, do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel e do espanhol @Pablo_Iglesias_, político filiado ao Podemos.
(@CFKArgentina: “Acompañamos a Lula y al pueblo de Brasil. #JusticiaPorLula @LulapeloBrasil” Link: t.co/YvZnOHRose)
(@jmkarg: “¿QUÉ TE HICIERON AMÉRICA LATINA? a) Hicieron un golpe en Honduras; b) No dejaron competir a @manuelzr. a) Hicieron un golpe en Paraguay; b) No dejaron competir a @lugo_py. a) Hicieron un golpe en Brasil; b) No dejan competir a @LulapeloBrasil.” Link: http://bit.ly/2ncZiRy)
(@Kicillofok: “Una ola autoritaria recorre Latinoamérica, con los mismos métodos. A @LulapeloBrasil lo condenan sin pruebas para que gobierne el neoliberalismo. Nuestro apoyo al pueblo de Brasil. Sin Lula no hay democracia.” Link: http://bit.ly/2FeNDsX)
(@PrensaPEsquivel: “Defender a Lula candidato es defender la democracia en Brasil y América Latina frente a los golpes de Estado blandos. #PovoComLula #PatriaGrandeConLula #ForaTemer Cc: .@LulapeloBrasil .@dilmabr .@ptbrasil” Link: http://bit.ly/2DDhv1y)
(@Pablo_Iglesias_: “Confiamos en que el Tribunal al que hoy acude @LulapeloBrasil resuelva una aberración por la cual pretenden que no se presente a las próximas elecciones. Es el pueblo de Brasil quien tiene que decidir su futuro. Todo nuestro apoyo desde @ahorapodemos.” Link: http://bit.ly/2DGirGV)
Quanto aos replies, estes são, de acordo com o próprio Twitter, uma ferramenta própria para engajar conversações na rede social – responder um tweet é uma forma de buscar interação com o perfil ao qual a resposta é direcionada. Quais interações estão surgindo no perfil do ex-presidente Lula durante seu julgamento no TRF4? Para compor o dataset, foram coletados os 47 tweets publicados pelo por Lula entre 8h30 da manhã e 23h59 do dia 24 de janeiro de 2018, data do seu julgamento, e as respostas feitas pelos usuários a eles, formando um total de 4740 tweets.
A partir do dataset, conclui-se que mais que seus apoiadores, são seus detratores que buscam estabelecer uma conversa direta com o ex-presidente, deixando claro suas opiniões negativas quanto à índole de Lula e a celebração por sua condenação.
O grafo acima representa as conexões recebidas pelos usuários. Em destaque, o perfil do ex-presidente, @lulapelobrasil, já que este foi utilizado como base de dados para a coleta – ou seja, todos os replies foram feitos primeiramente ao perfil de Lula. Além dele são expostos usuários que receberam seis ou mais respostas em seus replies ao ex-presidente.
O segundo grafo representa as conexões feitas pelos usuários, ou seja, quais perfis realizaram o maior número de replies. Aqui são expostos aqueles que replicaram mensagens seis ou mais vezes.
O ex-presidente não costuma responder a conversas em rede, fato confirmado ao observar seu perfil e comportamento discursivo. Esse é um dado facilmente perceptível, o que faz levantar a hipótese de que seus detratores não necessariamente gostariam de se engajar em um diálogo com Lula, e sim, direcionar suas críticas – sentir que estão falando diretamente com ele ao invés de para seus próprios seguidores.
(@joanabuas @LulapeloBrasil Tchau, Lula. Deixa o Brasil em paz. Vai terminar sua vida bem longe deste solo maravilhoso. Vc não… https://t.co/jH7R9WUssk)
(@jrpbarreiro @LulapeloBrasil O POVO BRASILEIRO E DECENTE, VOCÊ É QUE VAI APODRECER NA CADEIA.)
(@faisac @LulapeloBrasil ladrão!!!! #LulaNaCadeia)
(@palestranostro @LulapeloBrasil A diferença é que da prisão você vai pro colo do Capeta)
(@elisabeterando @LulapeloBrasil Você colocou foi a mão toda nos bolsos dos pobres do Brasil. Véio safado.)
Observando as palavras de maior frequência na rede, a maioria delas se destaca pela conotação negativa, como “ladrão”, “bandido” e “corrupto”. O mesmo ocorre com as hashtags: do total de 134 utilizadas, 11% delas podem conter tanto tweets com conotação a favor ou contra o julgamento e condenação do ex-presidente (como #lula, #brasil e #trf4); 24% positiva, em apoio à Lula (#povocomlula, #cadeaprova, #lula2018); e 65% são negativas (#molusconacadeia, #lulanacadeia, #cadeiasemlulaéfraude). Além disso, 20 das 34 hashtags mais frequentes expostas no gráfico são utilizadas para expressar posicionamentos contrários ao ex-presidente.
Os dados de co-ocorrência dos termos – ou seja, quais outras palavras estão associadas aos termos mais frequentes – reafirmam a conotação negativa das interações na rede, associando a imagem do ex-presidente aos termos “ladrão”, “safado”, “corrupto”, “vagabundo” e sua condenação ao termo “justiça”.
Nota-se que o termo de maior frequência relacionado à palavra “Lula” é “fuerza”, “força” em espanhol. Verifica-se então, como no grafo de menções, o apoio de latinos ao ex-presidente. Em menor número, os tweets geolocalizados também reforçam esse dado: além do Brasil, os replies vieram da Argentina, Venezuela, República Dominicana, Uruguai e Colômbia – todos os países participaram da guinada à esquerda na América Latina entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000.
(@jorgecollado112 @LulapeloBrasil @AliciaCastroAR Fuerza Compañero.!!! Abrazo grande, desde Argentina.!!! https://t.co/o6tRSAoJbi)
(@amaaltamiranda @LulapeloBrasil Fuerza compañero. La patria grande no va a dejar de luchar por vos. La ambición de la derecha es la… https://t.co/rnkD95ZTdI)
(@lamaga 1987 @LulapeloBrasil @hijos_capital Fuerza lula desde Argentina. La derecha quiere ir por todo ese lindo movimiento polí… https://t.co/GcOJBZ9nTA)
(@fedefortinero09 @LulapeloBrasil Mucha fuerza, compañero Lula. Lucharemos por el sueño de la Patria Grande que usted, junto a Néstor… https://t.co/LOfvWQQo5r)
Comentários