O web aplicativo “Eleições 2014″ é uma ferramenta beta desenvolvida pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic/Ufes) para permitir aos eleitores acompanhar as atividades dos três principais candidatos à presidência da República no Twitter.
O dispositivo é resultado de quatro meses de desenvolvimento da equipe do laboratório, que hoje conta com cerca de 20 pesquisadores.
A partir do acesso por meio das API’s abertas das redes sociais, ferramentas criadas no Labic realizam a coleta dos dados públicos e geram automaticamente visualizações.
Os dados do Twitter são coletados diretamente com programa que busca nos últimos sete dias os tweets que contenham os termos Dilma, Marina e Aécio (em português). Para a aba Polêmica, registramos diariamente os “assunto do momento” e, no dia seguinte, coletamos “pra atrás” as tags associadas a uma determinada controvérsia política. O mesmo processo de trabalho é feito em relação aos tweets sobre debate televisivo. Após a coleta, mineramos os dados usando programa que separa os retweets e menções. E plotamos a rede de compartilhamento de mensagem no software Gephi, que gera a rede que o usuário daqui do site tem acesso.
O grafo interativo é gerado através do plugin Sigmajs Exporter. É importante destacar que esses tweets são minerados através do uso do script MARCUS, que gera um conjunto de estatísticas, tal como a de users-activity (o número de tweets publicadados por cada usuário) na rede.
Todos os scripts e metodologias do laboratório estarão disponíveis em breve no repositório do Labic no GitHub.
As pesquisas do laboratório são realizadas em parceria com os grupos de pesquisa CIBERCULT/UFRJ e MEDIALAB/UFRJ e possuem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).