O primeiro debate do segundo turno entre Aécio Neves e Dilma Rousseff foi marcado por um tom bem mais duro que os anteriores. E para muitos ele foi vencido pela candidata a reeleição. Na análise dos compartilhamentos apenas com a #debatenaband no Twitter durante o confronto da TV Banadeirantes, no dia 14 de outubro, podemos investigar as redes das duas candidaturas e apresentar algumas considerações.
O tom mais forte da candidata à reeleição surpreendeu e reverberou nas redes. A presença do perfil @jeanwyllys_real, do deputado federal do PSOL, foi importante na rede. Ele teve o tweet mais compartilhado, que continha o texto: “Aécio fala que vai ampliar o bolsa-família, mas lá na Câmara os tucanos chamam o programa de bolsa-vagabundo”. Essa mensagem foi republicada 2351 vezes, o que explica o nó maior do seu perfil na rede, sendo muito compartilhado por apoiadores de Dilma. Importante destacar que a rede que compartilhou o deputado não estava ligada ao núcleo da campanha petista, que aparece no grande grupo azul. Isso aponta para um tipo de ativismo pró-Dilma na rede que não aparecia nas últimas análises.
Já o perfil Dilma Bolada (@diimabr) também teve grande número de compartilhamentos de suas publicações. Entre as 10 mais compartilhadas, tres foram do perfil humorístico. Outro perfil de grande repercussão foi @aeciodepapelao, que obteve 1156 republicações com o tweet: “EMPREGUEI: UMA IRMÃ DOIS TIOS TRES PRIMOS QUEIJO MOLHO ESPECIAL CEBOLA PICLES PÃO COM GERGELIM”, em referencia a denúncia feita por Dilma durante o debate.
Por outro lado, as redes de apoio a Aécio Neves estiveram retraídas. O tweet mais compartilhado com menção positiva ao candidato do PSDB foi: “Aécio: O maior programa de transferência de renda da história foi o Plano Real”, de @reinaldoazevedo.
Os 10 usuários mais ativos durante o debate são, na ordem: luolivieira, izabelvieira11, peaodefabryca, prandrefalcao, flaviosoares78, i_melo, emily_sav, prideofcl, drlgca, adirluizcolombo. Desses, a maioria tem características de perfis teleguiados (robos ou humanos) que servem para ataque aos adversários.