No dia 30 de setembro, a candidata Marina Silva teve 113.191, sendo que destes, 58.212 são retweets, originados de 22.181 perfis. As duas redes maiores, a verde e a vermelha, são compostas em sua maioria de críticos a Marina e de apoio a Dilma. A parte vermelha é uma rede de grande número de bots, que compartilham informações sobre os candidados petistas e também atacam a candidata do PSB. Já a rede azul é ligada ao senador Aécio Neves e também possui bots que atacam Marina.
O grafo mostra que a candidata Marina Silva está sob ataque de apoiadores das duas chapas adversárias. Mas também há ataques partindo da ex-senadora: Dentre os 10 usuários mais ativos no dia 30, dois são bots que cumprem sua missão a favor de Marina. Enquanto @aroldoarantes publicou 319 mensagens, @cleuzabapti escreveu 181 textos no microblog, sempre atacando as redes petistas ou peessedebistas. Marina tem sido atropelada na rede de bots de inúmeras direções – o que inclui também de perfis reais, candidatos, blogueiros e cidadãos. A atuação desses robôs faz com que os temas anti-Marina eclodam na rede e contamine a imprensa, que acaba por validar os assuntos que surgem de modo artificial.
Os usuários que mais publicaram tweets (na ordem) com o termo “Marina” foram: @akrciara, @aroldoarantes, @josealoisebahia, @joaonogueiramtz, @brunogsouza, @cleuzabapti, @midiacrucis, @turquim5, @kitri1, @daysebia1. Juntos publicaram 2.157 tweets em um só dia. A conta @akrciara é perfil, anônimo, que publica sobre assuntos referentes à “crise da polícia federal”. A conta @josealoisebahia é orientada a publicar continuamente notícias pró-Dilma, funciona como um perfil zumbi. E a @daysebia1 também é associada a perfis falsos que propagam causas corporativas da Polícia Federal.
As palavras “Mark”, “Ruffalo”, “retira”, “apoio”, “casamento”, “gay” representam o impacto que teve na rede a notícia de que o ator que interpretou “Hulk” desistiu de apoiar Marnina quando soube que ela não concorda com casamento gay.
Percebemos que o uso de perfis robôs para conquistar atenção na rede foi prática ampla e irrestrita entre os três principais candidatos.